Autotalk 3 – Alinhamento de direção e suspensão

É intuitivo que, para o carro andar em linha reta, sem puxar para a direita ou esquerda, é necessário que as rodas mantenham um certo paralelismo entre si. Se uma das quatro rodas do veículo estiver meio aberta ou fechada, fora das especificações previstas pelos engenheiros que projetaram a geometria das suspensões, o carro vai andar de maneira instável e o volante tenderá a puxar para algum dos lados além, é claro, de aumentar o desgaste dos pneus, que serão forçados e arrastados, e do combustível, desperdiçado de maneira excessiva pela força extra que o motor deverá fazer para empurrar as rodas fora de alinhamento.

Carro desalinhado terá desgaste prematuro e maior consumo de combustível / Divulgação

O funcionamento das suspensões é bem complexo: Sobe e desce, vira as rodas para o lado direito e esquerdo, quando freia encolhe as molas pela transferência de carga da traseira para a frente. O que é pior? As vezes tudo isso acontece ao mesmo tempo e as suspensões devem manter a banda de rodagem dos pneus em contato com o piso para que a aderência e a dirigibilidade não sejam comprometidos nas condições mais severas de uso. E lembre-se que em toda essa equação complexa, existe também a suspensão traseira, que deve funcionar em harmonia com o eixo dianteiro para que o carro tenha uma condução impecável.

Faça o serviço em oficinas bem equipadas e com técnicos treinados / Divulgação

Além da carga das molas e amortecedores, que devem estar perfeitos, folgas nas buchas de borrachas dos elementos da suspensão e da barra estabilizadora não são toleradas. Por isso, é essencial que periodicamente seja feito o realinhamento do sistema de direção e de suspensão, que praticamente trabalham em conjunto. Quando se realinham os valores de câmber (Chamado popularmente de cambagem, indica a inclinação da roda com relação ao piso); a convergência ou divergência (Que é ângulo da roda com relação a dianteira do veículo), dependendo do carro, o alinhador (Profissional especialista nesse trabalho das suspensões), recoloca a suspensão do veículo para funcionar segundo o projeto original que os engenheiros tiveram com o veículo. O desalinhamento da direção e das suspensões, ou de ambos, ocorre pelo desgaste natural dos componentes da suspensão e da direção ou então por impacto em um buraco ou qualquer obstáculo que o motorista encontrar no caminho.

A suspensão traseira deve funcionar em harmonia com o eixo dianteiro / Divulgação

Nesses casos, é preciso que outro valor seja revisto pelo alinhador: O paralelismo entre as rodas de um mesmo eixo. Por isso, é necessária a atuação de um alinhador gabaritado, pois não basta apenas acertar a cambagem, convergência ou divergência entre as rodas, outros parâmetros devem ser considerados quando se faz o alinhamento. Aqueles alinhamentos simples, que se colocam os aparelhos apenas nas rodas dianteiras são apenas quebra-galho, um alinhamento profissional deve sempre considerar as quatro rodas e os parâmetros originais do fabricante do veículo.

A popular cambagem indica a inclinação da roda com relação ao piso

Alinhamento de direção
Como já foi explicado acima, o simples alinhamento da direção não resolve integralmente todo o problema da geometria do sistema suspensão/direção. Seria, mais ou menos, como engraxar e limpar apenas um sapato, e o outro deixar sujo e opaco. Não resolve o problema. Se o profissional de alinhamento atuar apenas acertando a convergência e divergência do sistema de direção, sem considerar a cambagem, ele não conseguirá fazer com que a geometria do sistema de suspensão/direção funcione segundo os engenheiros que desenvolveram essa parte mecânica do carro. É um serviço muito mais fácil de ser realizado, mas totalmente errado e ineficiente. Esse é o procedimento que não deve ser feito.

Hoje os programas de computador ajudam para uma correta geometria / Divulgação

Alinhamento das suspensões
Assim como o alinhamento de direção, o simples alinhamento das suspensões sem considerar a direção é um trabalho absolutamente incorreto. O profissional de alinhamento tem que parametrar os valores de cambagem das rodas, o paralelismo entre as rodas do mesmo eixo e, para ter um trabalho perfeito, atuar nas barras de direção acertando a convergência e a divergência das rodas dianteiras. Só aí teremos as suspensões funcionando em harmonia com a direção, dentro dos parâmetros previstos no projeto do carro. Carro bem alinhado é sinônimo de condução segura, economia de pneus e de combustível.

O projeto AutoTalk é uma iniciativa da TSO Brasil em parceria com a Douglas Mendonça Conteúdos Digitais, empresa especializada na criação de textos para o setor automotivo. A AutoTalk tem como principal objetivo, levar conteúdo técnico diferenciado e entretenimento para todos aqueles que apreciam carros, seu funcionamento e tendências futuras. Com a devida autorização dos responsáveis pela produção deste material, o MinutoMotor tem a honra de publicar os ensinamentos do mestre Douglas Mendonça.

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