Bê-a-bá da moto – Customizando a H-D Low Rider S – Parte I – Escape

HD Low Rider S, da família Softail, chegou no final de 2019 / Guilherme Veloso – HD
HD Low Rider S, da família Softail, chegou no final de 2019 / Guilherme Veloso – HD

Parte da experiência de ser dono de uma Harley-Davidson está muito centrada na possibilidade, praticamente infinita, de tornar sua moto única. Certamente muitos já escutaram que dificilmente há duas Harleys absolutamente iguais e isso se deve a grande variedade de acessórios disponíveis. Hoje, vamos trazer algumas ideias de como dar um ar mais individual e personalizado para uma Low Rider S 2020. Vale dizer que são projetos que circulam em fóruns mundiais por proprietários. Logicamente não apoiamos nenhuma marca específica e tão pouco estamos sugerindo que seja feito sem a capacidade técnica necessária.

 Os dois escapes ficam do lado direito da moto / Guilherme Veloso – HD
Os dois escapes ficam do lado direito da moto / Guilherme Veloso – HD

Um dos primeiros lugares a se começar é dentro de casa: a Harley-Davidson disponibiliza anualmente um catálogo de peças e acessórios que mais se parece com uma lista telefônica. São 872 páginas na sua edição 2020. Lá, além de acessórios feitos pelo fabricante, com a garantia de que servirá perfeitamente nas motos, há também fotos com ideias de modelos customizados.

Anarquia com esportividade, esta HD é destinada ao público jovem / Guilherme Veloso – HD
Anarquia com esportividade, esta HD é destinada ao público jovem / Guilherme Veloso – HD

Então vamos às modificações? A Harley tem kits da sua linha de performance chamada de Screamin’ Eagle e o primeiro passo na transformação de sua Low Rider é a substituição do filtro de ar e também do escapamento ou ponteira.

Há modelos de escapamentos fabricados em aço inox / Divulgação
Há modelos de escapamentos fabricados em aço inox / Divulgação

O modelo, assim como os demais modelos equipados com o Milwaukee-Eight 114, vem de série com o filtro de ar Ventilator (que é um acessório disponível), sendo já um filtro menos restritivo e não necessitando a troca, ao menos que o proprietário deseje ainda mais desempenho.

Já no quesito escapamento, existe a opção mais “barata” que é a substituição das ponteiras, sendo as mais utilizadas no Brasil as da marca Customer, que é um excelente fabricante nacional, além das populares Vance & Hines. Porém, se o dólar não é um problema para você, existem outras alternativas no mercado norte-americano como, por exemplo, as ponteiras da Rinehart, S&S, Cobra (existe um fabricante nacional de mesmo nome também).

Modelo da Rinehart também é um boa opção para a HD LR S / Divulgação
Modelo da Rinehart também é um boa opção para a HD LR S / Divulgação

Os sistemas conhecidos como 2 em 1 costumam trazer ainda um ganho em termos de potência, sendo novamente marcas nacionais como Dynamite Crew e Customer opções com boa relação custo-benefídio. Já no mercado internacional temos Cobra, Bassani, Rinehart e agora a popular Two Brothers Racing. No próximo “Bê-a-bá da moto” falaremos sobre assento e comando.

Modelo de ponteira fabricada pela norte-americana S&S / Divulgação
Modelo de ponteira fabricada pela norte-americana S&S / Divulgação

Texto Dan Morel, especial para o MinutoMotor

Deixe seu Comentário

Seu E-mail não Será Publicado.