Bigtrail Triumph Tiger 1200 XCa é a joia da coroa britânica no Brasil

Triumph Tiger 1200 XCa é uma excelente companheira de viagem / Fernando Eduardo

O som do motor tricilíndrico e o visual imponente é inconfundível. Pois é, se você pensou nas motos da marca Triumph, principalmente na bigtrail inglesa, acertou na mosca. E na versão XCa 1200, a Tiger é uma verdadeira joia da coroa britânica. Completamente reformulada, o modelo de 1.215 cm3, 141 cavalos (9.350 rpm) e 12,44 kgf.m de torque (7.600 giros), é bruto, mas facilmente domado graças ao controle de tração mais moderno e novos modos de pilotagem.

Modelo roda com muita desenvoltura no asfalto / Divulgação

Soma-se a tudo isso, inéditos faróis de LED adaptativos, um belo painel de TFT com tela colorida de cinco polegadas, freios ABS combinados, suspensões eletrônicas semiativas, parabrisa com ajuste eletrônico e o sistema Hill Hold Control (assistente de partida em subidas), e você terá muita tecnologia embarcada, luxo, conforto e segurança. Preço? A partir de R$ 85.200.

A Tiger 1200 conta com painel em TFT com três estilos de telas / Divulgação

Numa viagem por rodovias e trechos de serras no interior paulista, a moto realmente impressiona pelo torque sempre disponível e também pelos seis modos de pilotagem: Road, Rain, Off-Road, Off-Road Pro, Sport e Rider, cada um com uma configuração específica para cada situação. Como utilizamos a moto o maior tempo na estrada, optamos pelo Rider.

O modo de pilotagem Off-Road Pro é específico para rodar na terra / Divulgação

Apenas num pequeno trecho de estrada de terra, optamos pelo modo Off-Road e digo, fez toda a diferença, principalmente na segurança do piloto e do garupa. Depois de mais de 150 quilômetros rodados, a Tiger 1200 XCa mostrou suas qualidades, com um motor de alto desempenho e consumo consumo excelente, marcando no computador de bordo 22 km/litro, o que permite uma autonomia de 440 km, graças ao tanque de 20 litros.

Montada em Manaus (AM), a bigtrail traz iluminação auxiliar em LED / Divulgação

E com transmissão final por eixo-cardã, o que significa menos manutenção, ideal para que gosta de viagens mais longas. Fico aqui pensando naquela viagem para a Patagônia Argentina ou cruzar a Cordilheira dos Andes rumo ao Oceano Pacífico. Acho que vai ficar para a próxima aventura!

O consumo do motor de três cilindros e 141 cv faz 22 Km/l de gasolina / Divulgação

Triumph Tiger 1200 XCa – Ficha técnica
Preço Sugerido: A partir de R$ 85.200
Motor: três cilindros em linha, 12 válvulas, DOHC, refrigeração líquida
Potência: 141 cv a 9.350 rpm
Torque Máximo: 12,44 kgfm a 7.600 rpm
Câmbio: seis velocidades com sistema shift assist
Embreagem: Multidisco em banho de óleo com assistente
Transmissão Final: Eixo-Cardã
Suspensão Dianteira: Garfo telescópio invertido (upside-down) WP com tubos de 48 mm e 190 mm de curso, com ajuste eletrônico
Suspensão Traseira: Monobraço com um amortecedor WP, com ajuste eletrônico e 193 mm de curso da roda traseira
Freios Dianteiros: Disco duplo flutuante de 305 mm, com pinças radiais monobloco Brembo de quatro pistões (ABS)
Freios Traseiros: Disco simples de 282 mm com pinça de dois pistões Nissin (ABS)
Pneus
Dianteiro: 120/70 – R19
Traseiro: 170/60 – R17
Quadro: tubular em aço treliça
Altura do assento: 835 mm
Dimensões (C x L x A): 2.230 mm x 930 mm x 1.540 mm
Capacidade do tanque: 20 litros
Peso a seco: 248 kg
Cores: Cristal White e Marine

Deixe seu Comentário

Seu E-mail não Será Publicado.