Caoa Chery Arrizo 5 2021 ganha nona transmissão CVT de nove velocidades

Novo Arrizo 5 2021 conta com quatro versões / Divulgação
Novo Arrizo 5 2021 parte de R$ 74.590 / Divulgação

“O Arrizo 5, com a nova caixa automática CVT25, que pode simular até 9 marchas, é um veículo que se destaca no mercado por ser um sedã extremamente competitivo e acreditamos que essas mudanças o aproximarão ainda mais do público brasileiro”, explica Marcio Alfonso, CEO da Caoa Chery. De acordo com a marca, a nova transmissão CVT com 9 velocidades simuladas oferece mais capacidade de torque, melhor eficiência energética e redução no consumo de combustível. Com a atualização, o Arrizo 5 passa a ter torque máximo de 21,4 kgfm, ante os 19,4 kgfm anteriores, além de ter reduzido o consumo médio em 11%, também em relação ao modelo 2020. A nova transmissão se beneficia ainda da recalibração com o motor 1.5 Turbo Flex, que continua o mesmo, com potências máximas de 150 cavalos com etanol e de 147 cavalos com gasolina. O sedã segue contando com dois modos de condução: Eco e Sport. O motor tem sistema de partida a frio – que dispensa o tanquinho –, mas a injeção é indireta. Segundo o Inmetro, o consumo aparece como 12,9 km/l na estrada e 9,6 km/l urbano e 11 km/l na estrada e 7,5 km/l na cidade com etanol.

O motor 1.5, de 140 cv, conta com câmbio CVT de 9 marchas / Divulgação
O motor 1.5 Turbo, de 150 cv, conta com câmbio CVT de 9 marchas / Divulgação

O Arrizo 5 2021 concorre com modelos como Toyota Yaris sedã, Honda City, Volkswagen Virtus, Fiat Cronos e as versões de topo do Chevrolet Onix Plus e do Hyundai HB20S.O sedã da Caoa Chery preserva as linhas harmoniosas – conforme os designers, inspiradas nos movimentos da água. Na frente, a grade se une aos faróis com duplo refletor e guia em leds, enquanto as extremidades inferiores destacam as luzes diurnas DRL. O desenho transmite a percepção de que o modelo é maior do que é de fato. Os novos Arrizo 5 comercializados no mercado nacional passam a contar com novas versões: RT e RTS, substituindo as RX e RXT. Ambas ganharam freio de estacionamento com acionamento eletrônico e função Auto Hold, que possibilita ao motorista tirar o pé do freio durante um engarrafamento. O painel de instrumentos foi atualizado e agora tem display colorido e visual mais agradável com funções redesenhadas. A versão topo de linha, RTS, recebeu ainda novo acabamento de roda.

O novo Arrizo 5 conta com  faróis com duplo refletor e guia em leds / Divulgação
O novo Arrizo 5 conta com faróis com duplo refletor e guia em leds / Divulgação

Em termos de dimensões, estão preservadas a distância de entre-eixos de 2,65 metros, altura de 1,48 metros, largura de 1,81 metros e 4,53 metros de comprimento. O porta-malas mantém os 430 litros de capacidade. E os detalhes de sofisticação tecnológica que destacaram o Arrizo 5 na época do lançamento continuam lá, como o sistema keyless de partida sem chave e o sistema multimídia de 8 polegadas com espelhamento para Android Auto e Apple CarPlay. O veículo tem controle eletrônico de estabilidade e tração, freio a disco nas quatro rodas com ABS e EBD, sistema Isofix de fixação de cadeirinha, direção elétrica, ar-condicionado eletrônico e câmera de ré.

Destaque para sistema multimídia de 8 polegadas com espelhamento / Divulgação
Destaque para sistema multimídia de 8 polegadas com espelhamento / Divulgação

Versões e preços – Produzido na fábrica da Chery em Jacareí (SP), o Arrizo 5 foi desenvolvido sob a plataforma M1X, de acordo com a Caoa Chery, feita em parceria com grandes montadoras globais nos moldes europeus. O sedã é comercializado com preço de R$ 74.590 na versão RT e de R$ 83.590 na RTS, ambos ano-modelo 2020/2021. A versão topo de linha RTS ganhou o reforço das novas rodas de liga leve aro 17 polegadas e acrescenta, em relação ao Arrizo 5 RT, o teto solar, o revestimento interno de couro e os airbags laterais e de cortina. O modelo tem três anos de garantia para o veículo completo e cinco anos para motor e câmbio. Está disponível nas cores Branco e Preto (sólidas), Azul, Cinza e Prata (metálicas) e Branco Perolizado.

O sedã conta controle eletrônico de estabilidade e tração /Divulgação
O sedã conta controle eletrônico de estabilidade e tração /Divulgação

Impressões ao dirigir – O novo câmbio CVT adotado pelo Arrizo 5 colocou o sedã da Caoa Chery em um outro patamar dinâmico. O CVT de 7 velocidades simuladas adotado na época do lançamento do modelo no Brasil, há um ano, deixava a desejar pela demora nas respostas e tornava pouco instigante a experiência ao volante. Outra grande virtude do novo câmbio é que ele suporta mais torque. Com isso, os engenheiros ficaram livres para elevar a força máxima do motor 1.5 turbo de 19,4 para 21,4 kgfm. Acelerar o novo Arrizo 5 da imobilidade até os 100 km/h leva 9,9 segundos, abaixo dos 10,8 segundos necessários com o câmbio anterior. As retomadas tornaram-se expressivamente mais rápidas. O sedã acelera com disposição em qualquer giro – nem parece o mesmo carro. De quebra, o consumo urbano médio foi reduzido de 9,9 km/l para 11 km/l com gasolina. Na estrada, a performance evoluiu, indo de 12 km/l para 12,9 km/l com gasolina.

A nova transmissão oferece mais capacidade de torque / Divulgação
A nova transmissão oferece mais capacidade de torque / Divulgação

A principal atração do novo sedã obviamente é o câmbio. A trajetória percorrida pela alavanca do Arrizo 5 entre os modos Parking, Reverse, Neutral, Drive ou Low é um tanto sinuosa e eventualmente o motorista encontra dificuldade até achar a posição correta. O modo manual de acionamento das 9 marchas simuladas é na alavanca de câmbio – não há “paddles shifts” no volante. Basta levar a alavanca para a posição Drive e empurrá-la para a esquerda, movimentando para frente e para trás para subir ou reduzir as marchas. Funciona com bastante precisão. O botão que serve para acionar os modos Eco e Sport fica à esquerda da alavanca de câmbio. Como é pequeno e da mesma cor do console, pode ser difícil encontrá-lo pela primeira vez. A direção elétrica é eficiente e entrega a rigidez correta ao volante – mais suave nas manobras de estacionamento e mais “dura” em altas velocidades.

O sedá é produzido na fábrica da Chery em Jacareí (SP) / Divulgação
O sedá é produzido na fábrica da Chery em Jacareí (SP) / Divulgação

Com um custo-benefício competitivo quando comparado aos seus concorrentes diretos similarmente equipados, o Arrizo 5 já se colocava como uma alternativa viável aos modelos de marcas tradicionalmente estabelecidas no mercado nacional. Agora, se tornou um modelo energeticamente mais eficiente e bem mais agradável de se dirigir. Para quem busca sedãs na faixa dos R$ 80 mil, vale a pena fazer o test-drive.

Texto Luiz Humberto Monteiro Pereira / AutoMotrix

O porta-malas mantém os 430 litros de capacidade / Divulgação
O porta-malas mantém os 430 litros de capacidade / Divulgação

FICHA TÉCNICA

Caoa Chery Arrizo 5 CVT RTS

Motor: 4 cilindros, dianteiro, transversal, 1496 cm³, turbo, comando variável, DOHC 16V

Potência: 147 cavalos (gasolina) e 140 cavalos (etanol) a 5.500 rpm

Torque: 21,4 kgfm (gasolina ou etanol) a 1.750 rpm

Transmissão: CVT de 9 marchas

Dimensões: 4,53 metros de comprimento, 1,81 metro de largura, 1,48 metro de altura e 2,65 metros de entre-eixos

Peso em ordem de marcha: 1348 kg

Tanque de combustível: 48 litros

Porta-malas: 430 litros

Suspensão: dianteira: independente, tipo McPherson, e traseira semi-independente, com eixo de torção

Freios: disco ventilado e sólido atrás

Rodas: liga leve, aro 17 polegadas

Pneus: 205/50 R17

Preço da versão RTS: R$ 83.590

2 Comentários

  1. Pablo

    Nesse valor vai virar mico, brasileiros ainda não confiam em carros da Chery, talvez. 70 K com 5 anos de garantia e compromisso de fornecer carro reserva em caso de parada superior a 2 dias alavancasse as vendas…talvez.

    Responder
    • Aldo Tizzani

      Caro Pablo,
      A qualidade do carro chinês vem melhorando, rapidamente.
      Mas quem manda no mercado é o consumidor. As cartas estão lançadas.
      Abs,
      Aldo Tizzani
      Editor-chefe

      Responder

Deixe seu Comentário

Seu E-mail não Será Publicado.