CB 400: UMA MOTO – LITERALMENTE – DE COLEÇÃO

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Entre amostras de tecido, moldes, manequins e talões de pedido, Evandro Luiz de Souza Baptista tem uma paixão especial por rodas e motores. Desde a infância, o comerciante do ramo do vestuário feminino tinha em seu imaginário pilotar carros de corrida. Na fase adulta Evandro conseguiu realizar parte de seus sonhos acelerando um kart em Interlagos (SP), circuito no qual ganhou algumas provas amadoras.

Fã de carteirinha de Ayrton Senna que, aliás, morou no mesmo bairro (Horto Florestal, extremo da Zona Norte de São Paulo), Evandro acompanhou todos os passos do vizinho campeão. “Ele era um piloto diferenciado, dono de um estilo único. Senna impressionava por sua dedicação e postura positiva frente às adversidades”. Mas o que Ayrton e Evandro têm em comum? A paixão pela velocidade e pelas motos. No caso do comerciante, uma Honda CB 400 1981 impecavelmente “zerada”! 


Em função da correria do dia a dia, do excesso de trabalho e por sua paixão por carros, especificamente pelos Fiat Uno 1.5R e Tempra Style Turbo, sedã que está na família desde 1.995 -, a CB 400 ficou parada por dois períodos, que totalizaram 12 anos de hibernação. Hoje, com exatos 27.240 quilômetros rodados, a primeira grande moto do brasileiro traz o visual – e a aura – de uma unidade que acabou de sair da linha de montagem.

A pintura é reluzente e os adesivos estão intactos. Por cima do polimento do motor, a CB ganhou uma demão de verniz, que protege e dá mais vida ao propulsor de dois cilindros, de ‘impressionantes’ 40 cavalos de potência máxima. Detalhe: os parafusos foram zincados para não enferrujar. Recentemente a moto ganhou pneus novos. “A CB nunca foi restaurada, apenas cuidamos de sua estética e fizemos uma completa manutenção mecânica. Nível máximo de conservação para dar aquelas voltinhas de final de semana”, comemora o comerciante de 57 anos.


Na garagem da casa dos Baptista, a moto saiu do estado de inércia e ganhou vida já na segunda ‘pedalada’. O motor propagou um som médio, ritmado, sem bater válvulas. A moto está com o Evandro desde que saiu da concessionária. O próximo passo será reunir a papelada para garantir a placa preta, indicada para veículos fabricados há mais de 30 anos e que conserva suas características originais de fabricação.

Mas a paixão pela máquina está sempre na memória do paulistano que levava o modelo, literalmente, para passear. “Eu colocava a moto na carreta para curtir a viagem de carro e lá, no destino, aproveitava para fazer passeios curtos de CB em companhia da minha esposa Cibele”, conta quase que gargalhando, lembrando das aventuras por Monte Verde (SP) e Guarapari (ES). “A moto saia de frente e de traseira no barro e na areia”.


Tamanho natural e miniatura – Para formar dupla com a Honda CB original de fábrica, o comerciante uniu seu outro hobby: o de colecionar de miniaturas. Há pouco tempo o comerciante fez uma encomenda para Claudio Antonio da Silva, da Claus Miniatura, modelista de Minaçu, interior de Goiás (GO).

Em escala 1:12, a mini CB 400 de Evandro traz riqueza de detalhes. Tanque, rabeta, farol, escapamentos, além da cor. Tudo igual ao modelo de tamanho original. “Depois da encomenda, a motinho demorou quase três meses para chegar. Fiquei preocupado, mas valeu a espera, já que a miniatura feita em resina de forma artesanal é muito bem acabada”, explica o comerciante de São Paulo.

Ayrton, Ayrton, Ayrton Senna do Brasil!!! – Além da CB 400, a Evandro Baptista tem um santuário na parte superior de sua casa no qual guarda algumas recordações do tempo do kart – fotos e troféus – e 204 miniaturas, exemplares de marcas europeias, norte-americanas, japoneses, modelos dos anos 1930, clássicos nacionais, esportivos e, é claro, uma coleção completa de carros pilotados pelo ídolo Ayrton Senna.

São 22 réplicas, desde a Mercedes C190 até a Willians, passando pelo kart e também pelas equipes Toleman, Lotus e os carros campeões da McLaren. Oito miniaturas em tamanho 1:18 e mais 14 em escala 1:43. A coleção começou em 1992 com os populares “carrinhos de ferro” da Matchbox.


Seja em tamanho real ou em miniatura, “a CB 400 era o sonho de consumo, um marco da indústria nacional. Aliás, sonho para poucos. O modelo Honda carregava status, glamour. Época de um motociclismo romântico. Comparando, seria como comprar hoje modelos de luxo da BMW, Harley ou Triumph”, finaliza, saudosista, Evandro Baptista, que se diz um apaixonado pelo ronco dos motores de três cilindros da marca inglesa.

FOTOS: Renato Teixeira

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14 opiniões sobre “CB 400: UMA MOTO – LITERALMENTE – DE COLEÇÃO

    • 26/06/2019 em 13:03
      Permalink

      Paulo,
      Em breve vou publicar a história do “pai da Biz”!
      Aguarde mais alguns dias!
      Forte abraço,
      Aldo Tizzani
      Editor

      Resposta
  • 03/02/2019 em 17:01
    Permalink

    toda vez que entro neste site encontro um conteúdo de qualidade,deus abençõe a todos deste projeto.

    Resposta
    • 03/02/2019 em 18:59
      Permalink

      Amém Dr. Arthur.
      Trabalhamos com muita paixão, sempre com um olhar voltado ao consumidor.
      Forte abraço,
      Aldo

      Resposta
    • 07/01/2019 em 21:54
      Permalink

      Marcão, o que vc quer saber sobre este ícone sobre duas rodas que a CB? Mande seus comentários e obrigado por acompanhar o MinutoMotor.

      Resposta
  • 20/11/2018 em 14:43
    Permalink

    Quanto conteudo de qualidade encontrei aqui no site. Agradeço por compartilhar. Sucesso. abraço

    Resposta
  • 12/08/2018 em 17:44
    Permalink

    Muito feliz ao ver essa matéria, pelo zero do Evandro em cuidar tão bem dessa máquina e da “minha” miniatura, produzida também com muita dedicação.

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  • 09/08/2018 em 13:53
    Permalink

    Demais!!!!!!!!! Tenho meu carro em miniatura também (Honda Fit). Mas CB é CB!

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  • 07/08/2018 em 00:46
    Permalink

    Tá show… Tive uma igual e até me deu saudade.

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  • 06/08/2018 em 20:34
    Permalink

    Poucas vezes li uma reportagem tão fiel à realidade. Parabéns, Evandro e ao repórter, além do fotógrafo, claro…!!!

    Resposta
  • 06/08/2018 em 16:51
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    Grande Evandro!
    Realmente, nós que sempre acompanhamos sua paixão pelas 2 e 4 rodas, ficamos muito felizes ao ler esta matéria, pelo seu zelo, dedicação e por vê-lo feliz com as suas “máquinas”!
    Valeu!

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  • 06/08/2018 em 15:14
    Permalink

    Muito legal ver a paixão pela CB400. E as miniaturas são fantásticas. Abs

    Resposta
  • 06/08/2018 em 12:18
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    Parabéns Evandro! Grande dedicação e cuidado! Muito bacana ! 👏🏻👏🏻👏🏻

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