Inspirado no X-ADV – scooter aventureiro de 750cc -, o novo Honda ADV é o principal lançamento da marca no ano. O preço público sugerido – sem frete – é de R$ 17.490 – achou ‘salgado’? O modelo traz mecânica e chassi derivados do ‘urbanoide’ PCX, porém apresenta design diferenciado, posição de pilotagem elevada e ciclística que causam inveja a muita moto de uso misto. Robusto, sofisticado e recheado de atributos – isso sem falar na economia de combustível –, o scooter ADV chega às concessionárias já em dezembro.

Só para comparar, as versões topo de linha do PCX (Sport/DLX ABS) tem preço de R$ 14.410, cada. (frete não incluso). Ou seja, R$ 3.000 de diferença em termos de tabela oficial do PCX para o ADV. Mas no mundo real, o novo modelo deve bater R$ 19 mil como preço final ao consumidor. Confira abaixo as principais características da versão aventureira do PCX, que pode ser muito útil na cidade, campo ou praia.

Design e comodidade – Cópia em miniatura do X-ADV, o pequeno scooter apresenta linhas angulosas de suas carenagens para quem quer se diferenciar na multidão. Conta com para-brisa ajustável em dois níveis e há espaço para 27 litros sob o assento. Ou seja, cabe um capacete, luvas e outros pequenos objetos.

Tecnologia – Traz conjunto ótico em Full LED, DLR (luz diurna na dianteira), painel digital com computador de bordo, freios ABS (na roda dianteira de um canal), sistema Idling Stop, Smart Key (chave presencial) e tomada 12 V, que fica do lado esquerdo do anteparo do scooter (como no PCX).

Ciclística – O ADV conta com chassi berço duplo, como no PCX. Apresenta bom ângulo de cáster (semelhante ao da CG), guidão elevado e largo e garfo telescópico dianteiro com 130mm de curso. Na traseira duplo amortecedor com reservatório a gás da grife Showa e mola de tripla ação (120mm de curso). Disco em ambas rodas – 240mm de diâmetro (D) e 220mm de diâmetro (T); rodas de liga leve e pneus de uso misto sem câmara: 110/80-14 (D) e 130/70-13 (T) – Metzeler Tourance. Em função do conjunto, o ADV tem 165mm de vão livre em relação ao solo. A distância mínima do solo do PCX é de 137mm. Já o peso seco é de 127 quilos (um a mais que o PCX ABS).

Motor – Basicamente o mesmo do PCX, mas com alguns ajustes no setup para deixar o modelo com mais torque em baixos e médios regimes de rotação. Produz 13,2 cv (a 8.500) de potência e 1,38 Kgf.m (a 6.500 rpm) de torque, que cedo mais cedo se comparado ao irmão, que é líder da categoria. Segundo dados aferidos pelo Instituto Mauá de Tecnologia, em ciclo urbano o scooter cravou 50,9 km/l. Rodando a 80 Km/h, o ADV apresenta boa eficiência energética: 34,2 Km/l. O tanque de combustível tem capacidade para 8 litros. Ou seja, 400 quilômetros de autonomia (mas tudo depende da mão do piloto). Agora é aguardar o convite para o test-ride do mini-X-ADV, de 150cc. O propulsor traz arrefecimento a líquido e transmissão CVT.

Hum exagero no preço quem vai comprar uma Scooter por 19 mil se com o mesmo valor pega uma moto aventureira de primeira linha da Honda. Hum absurdo de preço e um veiculo que e limitado, eles ja tem PCX que e um absurdo de cara..
Muito mais interessante se começássemos a ver essas empresas trazendo versões elétricas do que à combustão.
Sem emoção e preço salgado…..vai vender pouco.
Como sempre o preço muito alto, inviabiliza para uma camada grande de usuários , mas a moto é interessante.