Conheça o trabalho de Tico Canato, o “mago” do spray e das customizações

Tico Canato é hoje um dos principais representantes da Street Art. Suas instalações e trabalhos podem ser vistos em hotéis, lojas, escritórios, cenários para TV, roupas, carros e motocicletas. Especialista na técnica do spray, Canato já participou do Salão Duas Rodas 2013 customizando motos para a Honda. A partir daí faz arte em capacetes, tanques e personaliza veículos com muitas cores e estilo próprio (criação digital e adesivagem). Muito ligado ao mundo do marketing e da moda neste vídeo, produzido pelo MinutoMotor, o artista fala sobre sua grife, a Don King, e da parceira com a apresentadora Ana Hickmann, da Rede Record, na customização de roupas. E, é claro, de sua paixão pelo universo das duas e quatro rodas.

Tico, Ana Hickmann (dir) e equipe no painel criado pelo artista plástico em São Paulo / Arquivo Pessoal

Tico começou a pilotar motos aos 17 anos (Yamaha DT 200) e hoje roda de Harle-Davidson 883, que já está recebendo uma customização leve. “A moto faz parte do meu processo criativo, já que está ligada a liberdade, de você fazer sua própria rota, escolha. Por isso, ‘never stop never’, nunca desista de seus sonhos”, afirma o artista plástico.

Tico Canato em ação customizando motos no estande da Honda, em 2013 / Divulgação

O artista plástico recebeu muitos prêmios e se tornou um profissional reconhecido no Brasil e no exterior, com trabalhos expostos em Barcelona (ESP), Miami e Los Angeles (EUA). Empreendedor, o Tico cria, desenvolve, produz, customiza sua arte mista, carregada de identidade. Gosta de explorar texturas, cores e formas. Seu toque pessoal mistura tatuagens com uma “pegada” mexicana, que sempre o encantou. Tudo em prol da cultura de rua!

Técnica de spray (graffiti) é a preferida do artista plástico / Reprodução

No segmento moda o artista colocou em prática toda a sua criatividade no desenvolvimento de coleções e estampas para várias marcas, entre elas, Mandi, MCD, Ecko, Everlast, Canal e Cavalera. Na JohnJohn e Opera Rock foi além, chegou a diretor de arte, até criar sua marca própria, a Dom King Clothing. Passeou por segmentos e estilos e sempre investiu muito no aprimoramento do seu talento nato e na arte de rua.

Canato em workshop para o desenvolvimento da arte de rua / Reprodução

Autodidata, Rafael Canato, seu nome de batismo, nasceu Santo André, no ABC Paulista, em 1983. O interesse pelos traços e cores veio desde muito cedo, especialmente incentivado pelo pai, que trabalhava na gráfica que ficava dentro da Ford (foi nesse mesmo período que começou sua paixão por veículos).

Graffiti com muitas cores, marca registrada do artista plástico / Divulgação

Cresceu em meio a gibis e livros, fazia cópias em papel manteiga de revistas de games e catálogos de carros e, aos 15 anos, conheceu a técnica do graffiti. Canato se formou em publicidade e propaganda e trabalhou em várias agências. Hoje toca seu próprio negócio. Sua agência e estúdio ficam na Zona Norte de São Paulo. Quer conhecer melhor a arte de Tico Canato, acesse: www.ticocanato.com.br

3 Comentários

  1. Edimilson

    Parabéns Rafa.que Deus abençoe é um orgulho saber que aquele menino sincero e honesto ,cresceu e virou um homem de sucesso talentoso Abraços..Misso…ah quando quiser aparecer sabe será bem Recebido aqui

    Responder
    • Aldo Tizzani

      Parabéns para o Tico Canato, um artista completo.
      Obrigado por acompanhar o conteúdo produzido pelo MinutoMotor.
      abs,
      Aldo Tizzani
      Editor-chefe

      Responder

Deixe seu Comentário

Seu E-mail não Será Publicado.