DIA DO AUTOMÓVEL: 100 MILHÕES CIRCULANDO E MUITAS OPORTUNIDADES

13 de maio, Dia do Automóvel. A frota atual, segundo dados do Denatran, beira 102 milhões de veículos emplacados no País. Atualmente, o Brasil é o oitavo maior mercado consumidor de automóveis do mundo. Perde para as superpotências China, Estados Unidos, Japão, Índia, Grã-Bretanha e França. Só no ano passado foram licenciados exatos 2.473.173 unidades entre automóveis e comerciais leves. Porém, no ranking de crescimento no período de 2017 e 2018, o Brasil apresentou um aumento de 13,85% e se posicionou na segunda colocação.

E cenário, com números superlativos, merece bastante atenção já que a atual frota de veículos em circulação tem idade média de 9,7 anos, o maior índice dos últimos 18 anos, com tendência de aumento desse índice para os próximos anos, segundo dados do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças).

Segundo o relatório da CNseg (Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização), cerca de 70% dos carros registrados no Brasil não possuem qualquer tipo de seguro ou cobertura para proteção do bem e terceiros. Essas lacunas podem ser vistas como uma oportunidade para o mercado de seguros oferecer soluções a todos os tipos de veículos, independentemente da idade e condição do veículo.

De acordo com o Automóvel Clube do Brasil, há cerca de 70 mil veículos rodando com placa preta no país. Para obter a identificação visual, os modelos de coleção com mais de 30 anos devem seguir uma série de regras que atestem a originalidade acima de 70%. Outro número que mostra a forte presença dos antigos no Brasil está nos dados divulgados no ano passado pelo Sindicato Nacional da Indústria de Componentes (Sincopeças), onde 30% dos veículos tinham até 5 anos de idade; outros 35%, entre 6 e 10 anos; 17%, entre 11 e 15 anos; 12%, de 16 a 20 anos; e 6%, mais de 20 anos.

De olho nos ‘velhinhos’
Ou seja, há muitas oportunidades de negócios neste campo. Por isso as seguradoras despertaram e também querem oferecer coberturas para os “velhinhos”! Caso da Azul Seguros. Visando atender a demanda de veículos zero km até os que já tem 25 anos, o Azul Auto Leve oferece um produto focado em custo-benefício. O “Azul Auto Leve” tem o objetivo de estimular a inclusão securitária ao oferecer soluções simplificadas, sem pesar no orçamento dos clientes. “Dessa forma, desejamos levar aos nossos consumidores um produto com um ótimo custo-benefício. O produto é comercializado em todas as regiões do país e é voltado para veículos com importância segurada de até R$ 80 mil e conta com a facilidade no pagamento em até 10 vezes sem juros no cartão de crédito Porto Seguro ou débito em conta”, ressalta o diretor da Azul Seguros, Gilmar Pires.

O Azul Auto Leve oferece cobertura básica para colisão, incêndio, roubo e furto. O seguro disponibiliza, também, assistência 24 horas ao veículo com guincho até 200 km e indenização que varia entre 80% a 100% da tabela FIPE, de acordo com a apólice contratada.

Cobertura de Furto e Roubo
Já a Suhai Seguradora optou em oferecer a este nicho de mercado um seguro exclusivo de Furto e Roubo com Assistência 24h que pode ser, em média, 80% mais barato do que as coberturas tradicionais. O seguro da Suhai também não tem franquia, e sua contratação é rápida e desburocratizada.

“A Suhai é uma seguradora focada em roubo e furto de automóveis. E como uma empresa nichada, valorizamos muito os veículos antigos, que é um segmento extremamente relevante para esse mercado e é totalmente alinhado com nosso modelo de atuação”, explica Robson Tricarico, diretor comercial da Suhai Seguradora, explicando que as principais razões para as seguradoras mais tradicionais negarem o seguro de um automóvel antigo, com mais de 20 ou 30 anos, estão no fato de os antigos serem mais visados e por eles servirem de base para abastecer, infelizmente, o mercado informal de peças.

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