Guerra anunciada: Africa Twin, Scrambler 1200 e R 1250 GS

A chegada das novas versões das bigtarails deve agitar o mercado no segundo semestre. A Honda apresenta a CRF 1000L Africa Twin 2020. Já a BMW anunciou para setembro a chegada da R 1250 GS. Isso sem falar na Triumph Scrambler 1200, que deve surpreender os pilotos mais aventureiros. A apresentação oficial da nova moto inglesa é julho. No mercado italiano, por exemplo, a briga entre a Africa Twin e GS dá certa vantagem para o modelo alemão – 2.549 unidades emplacadas contra 1.834, em números absolutos nos cinco primeiros meses do ano. No mercado brasileiro quem está ‘dando as cartas’ até agora é a Triumph Tiger 800, com 1.225 unidades licenciadas entre janeiro a maio.

Mas que uma coisa fique bem clara, a Honda e a BMW estarão com “bala na agulha” para reverter este quadro. Ou seja, a guerra pelo consumidor está anunciada. A marca nipônica inclusive terá uma inédita versão da Africa Twin, batizada de Adventure Sports, que já poderá ser vista no Bike Fest Tiradentes, evento que acontece na histórica cidade mineira entre 26 a 30 de junho. Já os aficionados pela GS já podem preparando o bolso já que os preços foram divulgados: R$ 69.950 para a R 1250 GS Sport e R$ 82.950 para a Premium. A topo de linha, a Adventure, custará R$ 91.950. Confira abaixo as principais características das novas versões destas aventureiras que encaram qualquer tipo de desafio.

Africa Twin Adventure Sports
A Honda CRF 1000L Africa Twin e sua nova versão, a CRF 1000L Africa Twin Adventure Sports, chegam em versão 2020 oferecendo melhor equilíbrio entre peso e potência, além de mais tecnologia embarcada. Uma das novidades é a adoção do sistema de acelerador eletrônico, equipamento que trouxe consigo três modos de pilotagem, ampliando as capacidades do sistema de controle de troque.

A inédita versão Adventure Sports da Africa Twin se caracteriza por curso ampliado em 20 mm em ambas suspensões, tanque de maior capacidade (24,2 litros ante 18,8 litros), para brisa e carenagens maiores e posição de pilotagem mais confortável. Outro diferencial é o seu assento flat, que permite amarração de bagagem na parte traseira.
Ambas versões trazem um painel de instrumentos com tela retangular LCD blackout. Nas versões Travel Edition, os modelos podem ser equipados com vários acessórios opcionais: proteções tubulares do tanque, cavalete central, malas laterais e top box (este, somente na versão CRF 1000L Africa Twin). Toda a estratégia comercial será divulgada na primeira quinzena de julho.

Um ícone chamado GS
Com produção em Manaus (AM), as novas BMW R 1250 GS e BMW R 1250 GS Adventure chegam em meados de setembro. Ambas trazem o novo motor boxer bicilíndrico, de oito válvulas e 1.254 cm³, capaz de desenvolver 136 cavalos de potência a 7.750 rpm e 14,58 Kgf.m de torque a 6.250 rpm — ante 125 cavalos de potência a 7.750 rpm, 12,74 Kgf.m de torque a 6.500 rpm e 1.170 cm³ do modelo anterior. O novo propulsor com controle variável de válvulas traz a nova tecnologia ShiftCam que oferece, segundo a montadora, uma excepcional dinâmica de condução, desempenho surpreendente e maior suavidade de funcionamento. Isso ocorre graças à árvore de comando com abertura diferenciada das válvulas de admissão do motor, que tem diferentes perfis. Assim, há maior capacidade de aceleração, elasticidade do motor e muito torque mesmo em baixas rotações. O motor é acompanhado de câmbio de seis velocidades com embreagem hidráulica anti-deslizante, lubrificada a óleo.

Entre os itens de série estão: acelerador eletrônico; assistente de partida em subida; ABS, controle automático de estabilidade; modos de pilotagem; para brisa com ajuste de altura; sistema de conectividade com painel em TFT, suspensões paralever e telelever, suporte de top case e tomada de 12v. A versão Adventure se destaca externamente pela presença de barras de proteção do tanque e motor.

BMW R 1250 GS (Sport e Premium)
O pacote Sport acrescenta aos itens de série farol em LED; luz de posição diurna; protetor de escapamento cromado; manoplas aquecidas; controle de pressão dos pneus; controle eletrônico de velocidade; protetores de mãos; luzes de direção em LED e banco conforto.
Já a versão Premium traz todos equipamentos de série e do pacote Sport, mais controle de tração dinâmico; ajuste eletrônico dinâmico da suspensão; sistema de partida sem chave; assistente de troca de marchas pro; modos de pilotagem pro; preparação para GPS; kit passageiro; kit de rebaixamento (com banco baixo); motor com acabamento preto; ABS pro; suporte para malas laterais e rodas raiadas. O modelo está disponível em quatro opções de cores: “preto metálico” e “azul metálico” (somente no pacote Sport), “exclusive” e “estilo HP” (somente no pacote Premium).

BMW R 1250 GS Adventure
O modelo R 1250 GS Adventure traz, além dos itens de série, controle de tração dinâmico; ajuste eletrônico da suspensão; farol em LED; sistema de partida sem chave; luz de posição diurna; assistente de troca de marchas pro; modos de pilotagem pro; preparação para GPS; protetor de escapamento cromado; manoplas aquecidas; controle de pressão dos pneus; controle eletrônico de velocidade; farol adicional em LED; luzes de direção em LED; ABS pro e suporte para malas laterais em alumínio. A capacidade do tanque de combustível é de 30 litros, com cerca de 4 litros de reserva. O modelo é oferecido em três opções de cores: “cinza”, “exclusive” e “estilo HP”.

Deixe seu Comentário

Seu E-mail não Será Publicado.