Eu quero no Brasil – Parte I: Yamaha NMax 125cc, com folego de 160cc

O scooter NMax 125 não é vendido no Brasil, mas poderia / Foto: MinutoMotor
O scooter NMax 125 não é vendido no Brasil, mas poderia / Foto: MinutoMotor

Esse é o primeiro de muitos post que produzirei diretamente de Portugal. Como correspondente do MinutoMotor na Europa, vou mostrar como o mundo automotivo, incluindo o de duas rodas, funciona do outro lado do Atlântico. De cara já posso afirmar que a variedade de carros e motos aqui é infinitamente maior do que no Brasil.

A versão 125 é praticamente igual a de 160cc / Foto: MinutoMotor
A versão 125 é praticamente igual a de 160cc / Foto: MinutoMotor

Mas hoje vou falar do scooter NMax 125cc, da Yamaha. Detalhe: esta versão não é vendida no Brasil. O veículo tem o mesmo design do irmão maior, o nosso velho conhecido NMax 160cc. São poucas as alterações na aparência, mas tem uma grande diferença em relação ao desempenho, em função das curvas de torque e de potência. Em terras brasileiras e só como referência, o scooter de entrada da marca nipônica é o Neo 125 UBS, que traz freios combinados.

O painel da NMax 125cc é totalmente digital / Foto: MinutoMotor
O painel da NMax 125cc é totalmente digital / Foto: MinutoMotor

Aqui em Portugal, diferentemente do Brasil, quem tem a habilitação para dirigir carro pode pilotar uma moto de até 125cc. Por isso esses pequenos scooters de 125cc fazem o maior sucesso de público e crítica. Andando pelas ruas do centro de Lisboa percebi uma enorme diferença na entrega de potência dessa scooter para a versão vendida no Brasil – o pico de 12 cv chega antes, em 7.500 rpm. A NMax portuguesa é mais espertinha, apesar do motor de menor capacidade cúbica! Só para comparar, a NMax 160 oferece 15,1 de cv a 8.000 giros e 1,5 Kgf.m de torque a 6.000 rpm.

O scooter da Yamaha é esperto e ágil / Foto: MinutoMotor
O scooter da Yamaha é esperto e ágil / Foto: MinutoMotor

Em relação a velocidade final também foi bem superior consegui atingir a marca dos 110km/h na autopista. E o mais surpreendente foi a economia que esse scooter é capaz de fazer em 3 dias andando com ele fez 45km/l. No geral, a NMax 125 tem as mesmas características estéticas e funcionais da 160 como, por exemplo, painel digital, freios ABS nas duas rodas, compartimento para capacete, cavalete central e iluminação de LED.

Na 125 portuguesa, a potência máxima é de 12 cv / Foto MinutoMotor
Na 125 portuguesa, a potência máxima é de 12 cv / Foto MinutoMotor

É claro que as ruas da capital portuguesa tem um pavimento muito melhor que as do Brasil, então não enfrentei aqueles solavancos bruscos que normalmente os scooter encaram o passar em buracos. Muitas vezes podem causar desconforto na pilotagem e até desequilibrar o piloto.

O sistema de freios ABS são de série na pequena NMax / Foto MinutoMotor
O sistema de freios ABS são de série na pequena NMax / Foto MinutoMotor

A minha surpresa ao rodar no modelo 125cc é que aqui na Europa já vem com freios ABS de série, enquanto no Brasil, você paga um valor bem elevado para ter esse sistema. Além disso só encontramos o sistema em modelos de maior capacidade e maior valor agregado. Tudo uma questão de legislação e cultura motociclística em pról da segurança.

Estreito, o modelo pesa 127 quilos declarados / Foto: MinutoMotor
Estreito, o modelo pesa 127 quilos declarados / Foto: MinutoMotor

FICHA TÉCNICA – Yamaha NMax 125

Motor Monocilíndrico;4 tempos;refrigeração líquida;SOHC;4
válvulas
Cilindrada 125cc
Diâmetro x curso 52.0 mm x 58.7 mm
Taxa de compressão 11.2 : 1
Potência máxima 12,06 cv as 7,500 rpm
Torque máximo 1,19Kgf.m as 7,250 rpm
Sistema de lubricação Cárter úmido
Sistema de combustível Injeção de Combustível
Partida Elétrica
Transmissão Automática, com correia trapezoidal
Sistema de suspensão dianteira telescópica, com 100 mm de curso
Sistema de suspensão traseira monobraço, com 90 mm de curso
Freio dianteiro disco simples, com acionamento hidráulico, 230 mm de diâmetro
Freio traseiro disco simples, com acionamento hidráulico, 230 mm de diâmetro
Pneu dianteiro 110/70-13
Pneu traseiro 130/70-13
Dimensões
Comprimento total 1.955 mm
Largura total 740 mm
Altura total 1.115 mm
Altura do assento 765 mm
Distância entre eixos 1.350 mm
Distância mínima ao solo 135 mm
Peso 127kg
Tanque de Combustível 6.6 l

Deixe seu Comentário

Seu E-mail não Será Publicado.