Exclusivo: Procondutor apresenta a primeira sala de aula digital para CFCs do Brasil

Sala de aula digital é uma novidade para CFCs e alunos / Divulgação
Sala de aula digital é uma novidade para CFCs e alunos / Divulgação

Atendendo a Deliberação Contran nº 189/2020, que autoriza a realização de aulas técnico-teóricas a distância como forma de garantir a segurança da população em tempos de pandemia de Covid-19, a Procondutor acaba de lançar a Sala de Aula Digital, plataforma para ensino presencial on-line desenvolvida para manter instrutores e alunos conectados. O recurso tecnológico conta com ferramentas de videoaulas que atendem todas as regras de ensino remoto. 

Tela inicial da ação inédita no Brasil / Divulgação
Tela inicial da ação inédita no Brasil / Divulgação

Para iniciar a aula, o instrutor gera um código de acesso e envia aos alunos por e-mail ou aplicativo de mensagens e, ao clicar no link, o aluno é direcionado para a Sala de Aula Digital, que conta com mecanismos de segurança de acordo com a Deliberação do Contran 189/20 e também está apta para atender requisitos adicionais estabelecidos pelas portarias dos Detrans.

Obrigatoriamente, no começo e final de cada aula, a plataforma faz a validação de identidade por meio do reconhecimento facial de ambos. O sistema organiza a carga horária das horas de aulas realizadas pelo aluno e depois envia os dados para o Detran, garantindo que o CFC tenha certeza da carga horária aplicada para cada aluno. Ou seja, a plataforma faz a validação da identidade através do reconhecimento facial de ambos: instrutores e alunos.

Claudia de Moraes, diretora da Procondutor / Divulgação
Claudia de Moraes, diretora da Procondutor / Divulgação

O sistema de transmissão ao vivo permite que o instrutor dê aulas em tempo real, pelo computador, tablet ou celular, interagindo com os alunos e esclarecendo dúvidas, com segurança e controle de presença. Eles podem trocar arquivos, documentos e imagens pelo chat durante a aula.

Segundo a diretora da Procondutor, Claudia de Moraes, as ferramentas surgem como aliadas para que os CFCs sigam funcionando e os alunos possam obter a primeira habilitação. “A plataforma é totalmente comandada pelo instrutor teórico e disponibiliza tudo o que ele precisa para criar a experiência de uma sala de aula presencial, só que on-line”, diz.

O instrutor é peça fundamental na formação de novos condutores / Divulgação
O instrutor é peça fundamental na formação de novos condutores / Divulgação

Primeira habilitação – Além de permitir a interação entre instrutores e alunos com toda a segurança, a plataforma disponibiliza o conteúdo para o curso de 1ª habilitação em duas versões: a do instrutor e a do aluno. Na primeira opção, o instrutor encontra orientações pedagógicas de como abordar os conteúdos, dinâmicas para serem realizadas durante a aula, debates e uma curadoria de vídeos conectados com o conteúdo. Além disso, ele conta com vídeos, animações, infográficos, exercícios e simulados para montar a aula presencial on-line como quiser e, assim, torná-la mais atrativa e dinâmica aos alunos. “Há também a opção de sugestões de cronogramas de aulas para facilitar a vida do instrutor, mas ele continua com total liberdade para utilizar os temas de cada módulo na ordem e da maneira que desejar”, sugere a diretora da Procondutor.

Já a versão do aluno permite o acesso a matérias de apoio e exercícios que podem ser utilizados durante ou após a transmissão das aulas. É possível acessar o conteúdo exposto pelo instrutor, fazer anotações e realizar as tarefas utilizando computador, tablet ou celular quando e onde quiser. “O aluno também pode testar seus conhecimentos com exercícios e um simulado ao final de cada módulo”, afirma Claudia de Moraes, dizendo que “a tecnologia é apenas uma ferramenta e o papel do instrutor é e sempre será fundamental na formação de novos condutores”.

3 Comentários

  1. Andre

    Fiz 2 aulas normais e na terceira aula nao consigo mais fazer reconhecimento facial. Obs será q é por causa das lentes de contato ? Por favor me ajudem

    Responder
    • Aldo Tizzani

      Caro,
      Entrei em contato do a empresa e a resposta foi a seguinte:
      A Procondutor iniciou a oferta de aulas no Rio Grande do Sul, onde está devidamente credenciada. A empresa está em processo de homologação em outros estados e, em breve, estará apta a ofertar aulas presenciais on-line em novas regiões.

      Forte abraço,

      Aldo Tizzani
      Editor-chefe

      Responder

Deixe seu Comentário

Seu E-mail não Será Publicado.