Família Sportster é a porta de entrada ao mundo Harley-Davidson

Linha Sportster 1200 da Harley-Davidson / Divulgação
Linha Sportster 1200 da Harley-Davidson / Divulgação

Muitos motociclistas sonham em entrar para o mundo das motos Custom, porém, as vezes, têm a noção que a Harley-Davidson oferece apenas modelos estradeiros grandes e pesados, com a Ultra Limited, da linha Touring. Hoje, o MinutoMotor vai apresentar a família de “entrada” ao universo Harley e, por sinal, é o modelo mais longevo em produção do icônico fabricante norte-americano. Derivada do modelo K, a primeira Sportster entrou em linha de produção em 1957. Ou seja, um modelo com 63 anos de história. Os preços da linha Street da HD partem de R$ 39.900 (883).

Harley-Davidson Sportster Iron 883 / Divulgação
Harley-Davidson Sportster Iron 883 / Divulgação

Atualmente no Brasil a família Sportster é representada por apenas dois modelos: a Iron 883 e a Iron 1200. Apesar do nome igual, as versões têm diferenças entre si. Naturalmente as duas são muito parecidas, entretanto a Iron 1200 é uma moto mais forte (torcuda) do que a irmã menor (883).

Iron 883 traz design clássico e motor de dois cilindros em "V"/ Divulgação
Iron 883 traz design clássico e motor de dois cilindros em “V”/ Divulgação

Ambas têm vocação urbana e foram concebidas no final da década de 50 com o objetivo de barrar a invasão de motos “standard” britânicas. Apesar de terem um centro de gravidade mais alto, são boas opções para o motociclista iniciante.

Iron 1200 é um boa companheira para viagens solo / Divulgação
Iron 1200 é um boa companheira para viagens solo / Divulgação

A Iron 1200, por exemplo, tem um motor mais “nervoso”, com mais torque e, consequentemente, mais responsivo. Mas a própria Iron 883 é uma moto para quem gosta do estilo e das características do motor V2. Mesmo sendo motos com foco mais urbano, ambas são capazes de encarar estradas, limitadas apenas pela capacidade do tradicional tanque peanut (em forma de amendoim) de 12,5 l (3 l de reserva).

Visual retrô e tanque de combustível para 12,5 l / Divulgação
Visual retrô e tanque de combustível para 12,5 l / Divulgação

Nos últimos anos a família Sportster recebeu atualizações que foram muito bem-vindas e trouxeram mais tecnologia e conforto ao rodar como, por exemplo: coxins de borracha para a fixação do motor (2004), injeção eletrônica de combustível (2007), adoção de freios ABS, suspensão traseira com emulsão de óleo e ajustável (2016), além de um recente redesenho em relação ao filtro de ar e sua rspectiva tampa. Em termos de visual, a atual Iron 1200 traz o ‘astral’ e as cores dos Anos 1970, evidenciada no tanque de combustível.
Confira as diferenças entre os modelos da linha HD Sportster:

Guidão alto e a nova pintura rejuvenesceram a H-D Iron 1200 / Divulgação
Guidão alto e a nova pintura rejuvenesceram a H-D Iron 1200 / Divulgação
  IRON 883 IRON 1200
Motorização V2 Evolution 883cc V2 Evolution 1202 cc
Peso 256 kg 256 kg
Tanque de Combustível Tipo Peanut 12,5 l Tipo Peanut 12,5 l
Altura do Assento / Solo 760 mm 735 mm
Banco Solo tipo Tuck n’ Roll Solo tipo Cafe Racer
Marchas 5 Marchas 5 Marchas
Comprimento Total 2185 mm 2200 mm
Ângulo de Cáster 30º 30º
Torque do Motor 6,9 Kgf.m 9,8 Kgf.m
Tipo de Guidão Baixo tipo dirt track Mini Ape Hanger
Acabamento Preto com detalhes em alumínio Totalmente preto
Farol Simples suspenso por um “chapéu” Simples, com carenagem preta
Preço A partir de R$ 39.900 A partir de R$ 43.900

Edição Aldo Tizzani e produção Daniel Morel, do Blog Dr. Dan, especial para o

Deixe seu Comentário

Seu E-mail não Será Publicado.