
Hoje, há uma ampla discussão por parte do Governo sobre aprimorar a qualidade da gasolina automotiva brasileira. A questão envolve faixa de valores de massa específica da gasolina, relacionado aos parâmetros de destilação e a fixação de limites para a octanagem RON. Do outro lado da moeda, oficinas autorizadas, centros automotivos ou mesmo oficinas independentes não há uma técnica comum que identifique a qualidade dos combustíveis utilizados nos veículos em reparo. É comum o técnico reparador, ao realizar um diagnóstico, encontra muita dificuldade por não dominar as técnicas de avaliação de combustíveis – conforme determina a Agência Nacional de Petróleo (ANP). Um verificador de qualidade de combustíveis de utilização prática se mostra necessário no mercado atual.

A novidade criada por Daniel Soares de Oliveira – que participa da Associação Nacional dos Inventores (ANI) se trata de um dispositivo que verifica a qualidade dos combustíveis utilizados em veículos automotores que possuam motores movidos à álcool e/ou gasolina. Vem com o objetivo de oferecer mais praticidade e agilidade na detecção de problemas ou diagnósticos em caso de falha do veículo – principalmente se esses problemas forem causados por problemas no combustível, facilitando e baixando o custo da mão de obra das oficinas mecânicas ou reparadoras de veículos. Detalhe, o verificador de qualidade de combustíveis já foi registrado junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). O inventor busca por investidores para produzir em escala, bem como comercializar o invento por meio do licenciamento ou venda da patente.

Funcionamento
Este dispositivo possui uma utilização muito simples, sendo necessário o utilizador recolher certa quantidade de amostra de combustível do veículo, devendo inserir a amostra no reservatório, ligar a fonte de alimentação, acionar a bomba de circulação de combustível através de um botão de pulso, ajustar o contraste do display através do potenciômetro e então fazer a leitura do percentual de etanol no display do dispositivo. São usados apenas amostra de 200 ml do combustível para as análises.
O resultado do teste com combustível será apresentado da seguinte maneira: “Quantidade de Etanol” na primeira linha do display e 30%” na segunda linha do display, onde a descrição de “30%” corresponde ao percentual de etanol indicado pelo sensor. Baseado nas informações fornecidas pelo dispositivo, o reparador terá ciência da qualidade do combustível. Para combustível com adulteração, uma mensagem personalizada poderá ser exibida no painel, indicando, dessa forma, tal situação.

Benefícios do equipamento
• Baixo custo de manutenção. O aparelho oferece muito mais agilidade e praticidade no trabalho
• Oferece segurança ao profissional e também ao cliente, além da redução de custos e mão de obra
• Fácil utilização e aplicação, proporcionando um rápido diagnóstico
• Evita transtornos e inconvenientes
• Produto sustentável que não agride o meio ambiente
• Elevado potencial de comercialização e exequibilidade industrial
Deixe seu Comentário