Manutenção preventiva garante mais segurança e maior vida útil para sua moto

O primeiro item que merece cuidado especial na manutenção de sua moto é o pneu. Sua calibragem deve ser feita com ele frio e em algumas motos, a pressão ideal está fixada no cobre corrente ou na própria balança traseira. Pneu murcho ou muito cheio interfere no equilíbrio e também na durabilidade do pneu e consumo de combustível. Nunca use pneus fora do padrão recomendado pelo fabricante. Outra dica importante: use sempre pneus com a mesma especificação pois o pneu da frente “conversa” com o de trás. Em um dia de chuva, o dianteiro abre caminho e o traseiro faz a água escoar pelos sulcos.

O TWI é uma espécie de ressalto de borracha que fica entre os sulcos / Denis Armelini

Mas você sabe a hora certa de trocar o pneu de sua moto?
O aviso é dado pelo TWI – indicador de nível de desgaste – uma espécie de ressalto de borracha que fica entre os sulcos. Se a banda de rodagem estiver no mesmo nível do TWI, então está na hora de fazer a troca. Pneu “careca” potencializa o índice de acidentes e você pode ser multado.

Nível do fluído de freio baixo é sinal que a pastilha está gasta / Denis Armelini

Outro item de segurança que deve ser verificado é o sistema de freios. Nível do fluído de freio baixo é sinal que a pastilha está gasta, por isso complete o reservatório e verifique o desgaste das pastilhas e lonas.

A corrente deve ser lubrificada e regulada periodicamente / Denis Armelini

Cuidado também com o sistema de transmissão, em especial a corrente, que deve ser lubrificada e regulada periodicamente. Além da corrente, a coroa e o pinhão também devem ser verificados, se estiverem com as pontas finas ou inclinadas o conjunto deve ser substituído.
Rodar com a corrente folgada ou muito gasta pode ocasionar acidentes, em caso de dúvidas procure uma concessionária ou oficina de confiança.

Iluminação em dia (farol alto e baixo funcionando) é sinônimo e segurança / Denis Armelini

Iluminação em dia
As luzes são fundamentais para a pilotagem e também para a segurança do motociclista. Elas garantem uma melhor comunicação entre a moto, motoristas e pedestres. Antes de sair com a moto verifique o funcionamento do farol alto e baixo, lanterna, luz de freio, piscas e lâmpada de iluminação da placa.

Verifique os cabos de comando: embreagem, freio e acelerador / Denis Armelini

Verifique também o funcionamento dos cabos de comando: embreagem, freios e acelerador, que não pode travar em nenhuma circunstância. Alguns cabos podem ser regulados, outros pedem a troca da peça. Para manter a mecânica da sua moto sempre em boas condições, o nível do óleo do motor deve ser verificado, completado ou trocado conforme o Manual do Proprietário.

Verifique também o nível do óleo e o filtro de ar / Denis Armelini

Para respirar com mais facilidade, o filtro de ar deve estar sempre limpo e a manutenção desse item deve ocorrer com mais frequência se a moto rodar por estradas de terra. Semana que vem o tema será contornar curvas sem medo.

Deixe seu Comentário

Seu E-mail não Será Publicado.