Nova BMW R18 traz estilo clássico e motor de 1800cc, mas parece uma Harley

A nova R18 é inspirada na R5, de 1936 / Reprodução
A nova R18 é inspirada na R5, de 1936 / Reprodução

Parece que a pandemia mexeu com a cabeça dos fabricantes de moto. Harley-Davidson fabricando uma bigtrail – PanAmerica 1250 – e a BMW voltando as suas origens com a R18, uma cruiser moderna, nitidamente inspirada na R5, de 1936, com uma pitada de Harley. A versão conceito chamou muita a atenção durante o Salão de Motos de Milão (Eicma 2019). Agora a BMW desvenda as características técnicas de sua nova clássica que não deixou de lado o tradicional motor Boxer, aumentado para 1.800 cc, e a transmissão por eixo-cardã.

De estilo clássico, a moto conta com motor Boxer de 1800cc / Divulgação
De estilo clássico, a moto conta com motor Boxer de 1800cc / Divulgação

A BMW R18 impressiona pela simplicidade de suas linhas, traduzido pelo tanque de combustível em formato de gota, banco solo, traseira rebaixada, pequeno painel redondo fixado no centro do guidão – lembra o usado em modelos da linha Sportster da HD – e pintura preta, com exceção das tampas do cabeçote e do escape duplo no melhor estilo “rabo de peixe”.  O modelo é fabricado na planta de Berlim, na Alemanha. O preço divulgado é de € 22.800, cerca de R$ 130 mil, na conversão direta. Ainda não há previsão de chegada ao Brasil.

A nova BMW R18 usa ilumimação de LED / Divulgação
A nova BMW R18 usa iluminação de LED / Divulgação

Mas simplicidade não quer dizer falta de tecnologia. A R18 conta com três modos de pilotagem: “Rain”, “Roll” e “Rock” que, pelo nome, entrega toda a potência do motor Boxer. Além disso, a nova cruiser da BMW traz controle de tração (que pode ser desabilitado) e de torque em reduções de marcha, integrados; assistente de partida em subida e assistência de marcha a ré, já que são 345 quilos para manobrar. Conta ainda com iluminação de LED adaptativa em curva e sistema de partida “sem chave”.

O motor Boxer gera 92 cv de potência e oferece muito torque / Divulgação
O motor Boxer gera 92 cv de potência e oferece muito torque / Divulgação

A BMW R18 promete uma pilotagem inesquecível, já que este “Big Boxer” de refrigeração mista, ar e óleo, gera 92 cv de potência máxima e torque máximo de 16,11 Kgf.m. Segundo a marca, a melhor faixa utilizável para extrair toda esta força fica entre 2 mil e 4 mil giros. O câmbio é de seis velocidades e autonomia é de cerca de 280 quilômetros (tanque de 16 litros). A nova cruiser acelera de 0-100km/h em 4,8 segundos, segundo dados do fabricante.

O modelo conta com ABS semi-combinado e controle de tração / Divulgação
O modelo conta com ABS semi-combinado e controle de tração / Divulgação

A ciclística é bastante robusta. A suspensão conta com um garfo telescópico com acabamento em preto, com 49mm de diâmetro e 120mm de curso na dianteira. Na traseira monoamortecedor com regulagem e 90mm de curso. Com sistema de freios ABS semi-combinados, a R18 usa dois discos de 300mm na frente e um na traseira, ambos “mordidos” por pinças de quatro pistões. O pedal do freio traseiro controla apenas a roda traseira, isso para ajudar nas as manobras. A nova clássica moderna alemã traz roda dianteira de 19 polegadas, calçada com pneu 120/70; enquanto a roda traseira usa pneu 180/65, com aro de 16 polegadas.

Construída em Berlim, a R18 traz painel simples fixado sobre o farol / Divulgação
Construída em Berlim, a R18 traz painel simples fixado sobre o farol / Divulgação

Baixa, a R18 conta com assento a 690mm do chão e pedaleiras posicionadas de forma central, sem regulagem. Para deixar a moto adaptada às necessidades de seus usuários, a BMW adotou a mesma estratégia da Harley: criou uma completa linha de acessórios para personalização.  Pilotar essa moto será, literalmente, uma viagem no tempo! O que fica é a lembrança de ter pilotado no início dos Anos 2000 uma R 1200 C, modelo usado no filme “007 – O Amanhã Nunca Morre”, de 1997. Agora é aguardar!

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