Nova Ducati Multistrada V4 será a primeira moto do mundo equipada com dois radares

Ducati inicia a produção da Multistrada V4 / Divulgação
Ducati inicia a produção da aventureira Multistrada V4 / Divulgação

A nova Multistrada V4, que trocou o tradicional motor dois cilindros em “L” pelo “V4” – com cerca de 170 cv de potência máxima – começa a ser produzida em Borgo Panigale, na Itália. Além do potente propulsor – derivado da sua prima-irmã superesportiva – a quarta geração da “adventure tourer” da Ducati teve sua ciclística renovada e ganhou mais eletrônica embarcada, com destaque para um sistema que migrou dos carros para o mundo das duas rodas. Este pacote tecnológico foi desenvolvido em parceria com a Bosch. A moto vai usar de dois radares: um dianteiro e um traseiro, para monitorar seu deslocamento dinâmico e dos outros veículos, com a missão de ser uma das motos mais seguras do mundo.

A moto traz tecnologia de ponta desenvolvida em parceria com a Bosch / Divulgação
A moto traz tecnologia de ponta desenvolvida em parceria com a Bosch / Divulgação

Com tamanho de uma câmera GoPro, cada radar instalado na nova Multistrada V4 pesa apenas 190g. A novidade vem sendo testada desde 2016, com o objetivo de adaptar a tecnologia vinda dos automóveis para o mundo moto. A própria marca revela algumas particularidades do sistema: o radar posicionado na dianteira contará com controle de cruzeiro adaptativo. Ou seja, a uma velocidade entre os 30 e os 160 km/h, a moto controlará eletronicamente aceleração e frenagem para manter uma distância segura dos outros veículos.

Cada radar pesa apenas 190g / Divulgação
Cada radar pesa apenas 190g / Divulgação

Já o radar traseiro vai detectar objetos em pontos cegos e alertar sobre a aproximação de outros veículos em alta velocidade. Os avisos poderão ser acompanhados de duas formas: pela tela TFT do painel instrumentos – que mais parece um tablet – ou por sinais sonoros. Segundo a marca italiana, a apresentação oficial da nova Multistrada V4 acontece em 4 de novembro. No Brasil a nova aventureira da marca italiana só em 2022/2023.

Deixe seu Comentário

Seu E-mail não Será Publicado.