Postura correta sobre a moto oferece mais conforto e segurança durante a pilotagem

Diferentemente dos automóveis, a motocicleta se apoia em apenas dois pontos no solo, que são os pneus. Por isso a moto é um veículo que exige equilíbrio e a postura do piloto é importante para uma condução segura e confortável. Além de oferecer maior conforto, a postura correta do motociclista é fundamental para a realização perfeita de manobras, como contornar curvas ou fazer frenagens de emergência.

A pilotagem exige atenção e uma postura correta sobre a moto / Denis Armelini / MinutoMotor

No início da pilotagem, sem nenhuma experiência, você se sentirá um robô mas, com o tempo, esta ação se tornará automática e intuitiva. Por isso mantenha cabeça sempre erguida olhando à frente, assim você pode antecipar suas reações. O tronco deve permanecer ereto, braços flexionados, os punhos alinhados com o antebraço e as mãos firmes. Mas não precisa esmagar as manoplas. Relaxe, pilotar uma moto deve ser uma ação prazerosa!

Em uma frenagem de emergência aperte o tanque de combustível com os joelhos / Denis Armelini / MinutoMotor

Já o quadril tem que estar mais próximo ao tanque. Ele é fundamental para o motociclista ter mais equilíbrio ao rodar com sua motocicleta. Você não pode ficar “engessado” sobre a moto, tenha “molejo” e use o quadril para ajudar nas manobras. Em acelerações mais fortes ou em frenagens de emergência, o motociclista deve ‘apertar’ o tanque com os joelhos. Adotando esta postura, o ato de pilotar se tornará mais fácil e preciso.

Nunca pressione as pontas dos pés na alavanca de freio ou na de câmbio / Denis Armelini / MinutoMotor

Não esqueça: pés apoiados sempre nas pedaleiras, paralelos ao piso. Jamais apontados para baixo ou para fora da moto, já que as pontas dos pés podem raspar no chão ou bater em algum obstáculo. Outra falha comum é pressionar as pontas dos pés nas alavancas de freio ou de câmbio. Essa atitude comprometerá a parte mecânica de sua moto. Pilote sempre equipado. Semana que vem o tema será inspeção da moto.

Deixe seu Comentário

Seu E-mail não Será Publicado.