Carlos Martinez, 43 anos, tinha um sonho: criar uma nova categoria escola – GP KIDS –, com motos realmente adequadas para aulas de motovelocidade. Modelos que atendessem crianças entre 6 e 12 anos. Mecânico de mão cheia que trabalhou em uma equipe italiana durante duas temporadas – 2007/2008 – no Mundial de SuperBike (WSBK), Kabello – como é mais conhecido – não tirava essa ideia da cabeça. Durante mais dois anos desenvolveu um protótipo que foi batizado de MiniGP. Com quadro de treliça, motor 125cc e rodas aro 12 polegadas, a ‘pitbike’ nacional já começa a causar interesse entre jovens pilotos e, é claro, nos pais que apostam em um futuro promissor para seus filhos. Quem não quer ter em casa um novo Marc Marquez ou Valentino Rossi! Detalhe: o modelo é de uso exclusivo para treinos e competições e custa R$ 16 mil.

Com apenas 70 quilos, a ‘motinho’ foi feita praticamente de forma artesanal. A MiniGP foi criada seguindo todos os padrões geométricos usados nas categorias de base do “Velho Continente”. O quadro de treliça em aço foi desenhado em Cad-Cam e soldados com solda Mig. Várias outras peças da minimoto foram usinadas em bloco de alumínio como, por exemplo, as mesas, balança e pedaleiras. A carenagem é de fibra de vidro, que confere uma excelente aerodinâmica para a MiniGP.

No início do projeto, Kabello – um dos proprietários da oficina paulista Target Race – usou o motor e parte da estrutura de uma Honda Biz 125. Com a estrutura toda nova, a MiniGP ganhou outro motor, que equipava uma antiga Yamaha YBR, com câmbio de cinco velocidade (invertido). Com ajuste no escape e na carburação, a MiniGP consegue atingir pouco mais 100 Km/h. Excepcional desempenho para um propulsor de apenas 12 cv de potência máxima. No tanque combustível, também feito em alumínio, cabem 2,5 l de gasolina.

A parte ciclística desta monoposto traz requintes de uma autêntica superike: suspensão dianteira invertida na dianteira e monoamortecida a gás na traseira. Conta com disco simples em ambas as rodas e está calçada com pneus 90/90-12 (Pirelli) em rodas de 12 polegadas de liga leve, originárias do scooter Lead, da Honda. Tudo ‘amarrado’ no quadro de treliça. A MiniGP cabe na caçamba de qualquer picape. Seja ela uma Fiat Strada ou Ford Ranger.

Para Kabello, a categoria GP-Kids será, realmente, o primeiro passo para uma criança se tornar um grande atleta. “A moto está totalmente estruturada para forjar campeões. Tudo nela foi projetado para oferecer desempenho, com grande dose de segurança e baixa manutenção. Não há ‘gambiarras’. Tudo foi estudado, pesquisado e seguindo os padrões construtivos que são usados na Itália e Espanha”, conta o “Professor Pardal” do segmento das duas rodas.

Para poder tocar seu projeto adiante, o empresário Carlos Martinez busca contar com o apoio de empresas do setor para colocar 10, 15 MiniGPs logo em um grid, como prova oficial do Campeonato Paulista ou Brasileiro de Motovelocidade. Qualidades essa ‘motinho’ tem e de sobra!
Ficha Técnica – MiniGP 2020 – Categoria GP-Kids
Motor 4 tempos, 1 cilindro, SOHC com 2 válvulas e 124 cc
Diâmetro e curso 54 x 54 mm
Arrefecimento Ar
Alimentação Carburador Mikuni 28 mm
Ignição CDI
Potência 12 cv a 7500 rpm
Torque 1,01 K.gfm a 7400 rpm
Câmbio 5 velocidades
Transmissão final Corrente
Quadro Treliça em aço

Suspensões
Dianteira Invertida, com 33 mm de diâmetro
Traseira Monoamortecida a gás (ajuste de pré-carga, compressão e retorno)
Rodas e pneus Liga leve, 90/90-12
Freios
Dianteiro Disco simples de 190 mm e pinça de pistão duplo
Traseiro Disco simples de 190 mm e pinça de pistão único
Dimensões
Entre eixos 1.050 mm
Altura do assento 640 mm
Peso ordem de marcha 70 kg
Capacidade do tanque 2,5 litros
Distribuição de peso 52 x 48 % (frente x traseira)
Preço R$ 16 mil

A MiniGP não deixa nada a desejar em relação as importadas usadas pelos pilotos para treinamento. Ótimo produto com custo acessível. Os gringos vão vir comprar aqui. Parabéns pelo resultado Carlos Martinez!
Caro,
Realmente o trabalho do Kabello oferece um alto padrão de qualidade.
Deus te ouça!
Forte abraço,
Aldo Tizzani
Editor-chefe