Royal Enfield Continental GT 650, uma moto que mistura liberdade, emoção e estilo retrô

Continental GT 650 oferece boa dose de esportividade e estilo / Vinicius Ferraz
Continental GT 650 oferece boa dose de esportividade e estilo / Vinicius Ferraz

No início do ano a Royal Enfield – a marca de motocicletas mais antiga em produção contínua do mundo (1901) – apresentou sua linha Twin 650 no Brasil. Os modelos mais modernos da marca indiana – Interceptor 650 e Continental GT 650 – exibem design clássico, motor de dois cilindros e um bom custo benefício. Neste test-ride vamos focar na GT 650, que tem características retrô e ar esportivo. Uma autêntica ‘cafe racer’ que tem preço em torno de R$ 26 mil. Com uma pilotagem simples e de fácil entendimento, a nova Twin da Royal Enfield é uma mistura de liberdade com emoção.

Interceptor 650 e Continental GT 650 são lançadas no Brasil /Johanes Duarte
Interceptor 650 e Continental GT 650 são lançadas no Brasil / Johanes Duarte

Uma espécie de resgate a época romântica do motociclismo, a GT 650 é uma motocicleta que lembra as grandes máquinas das décadas de 1970 e 1980, que vinham do Japão com motores DOHC (Duplo Comando de Válvulas no Cabeçote), potentes e ao mesmo tempo dóceis de se pilotar, principalmente em longos percursos – a Honda CB 400, importada em 1979, pode ser um bom exemplo.

Modelo retrô da Royal é ideal para viagens curtas / Vinicius Ferraz
Modelo ‘cafe racer’ da Royal é ideal para viagens curtas / Vinicius Ferraz

As estradas são habitats naturais para a GT 650 por oferecer uma pilotagem mais adequada a velocidades mais alta, uma vez que o piloto adota uma postura mais racing: menos atrito com o vento, traduzido pelo guidão baixo e pedaleiras recuadas. Diferente da sua irmã Interceptor 650, na qual o posicionamento do tronco do piloto fica mais ereto. Ou seja, vento no peito. Na Continental GT a pilotagem é tão suave e tão linear que muitas vezes o motociclista já está, sem perceber, a 150 km/h e com a quinta marcha engatada.

Com a Continental GT 650 dá até para brincar na pista / Vinicius Ferraz
Com a Continental GT 650 dá até para brincar na pista / Vinicius Ferraz

Este bicilíndrico de 650 cc atinge 47 cavalos de potência máxima e oferece 5,3 Kgf.m de torque máximo. Uma boa notícia é que 80% desta força já está disponível a 2.500 rpm. O câmbio é de seis velocidades, bem escalonadas. Há uma ‘conversa’ bastante afinada entre motor e caixa de transmissão, que se traduz em nenhuma vibração. Um dos responsáveis por essa perfeita comunicação foi a adoção da embreagem deslizante. A média de consumo em circuito misto – cidade, estrada e pista – foi de 22 km/l e o tanque tem capacidade de 12,5 litros de gasolina. Resumindo: autonomia superior a 250 quilômetros.

Guidão baixo da GT 650 no melhor estilo "morceguinho" / Vinicius Ferraz
Guidão baixo da GT 650 no melhor estilo “morceguinho” / Vinicius Ferraz

A ciclística da Continental GT 650 é simples. Por ser bichoque, a suspenção traseira traz um belo visual retrô e fácil acesso em sua regulagem ou manutenção, além de se comportar muito bem em todos os tipos de ajustes e pisos. Os freios ABS (antitravamento) da marca ByBre, de dois canais, proporcionam uma frenagem confortável e ao mesmo tempo precisa, sem susto. A moto usa rodas aro 18 polegadas, calçadas com pneus Pirelli Phantom (100/90-D e 130/70-T). O peso total é de 198 kg.

Na GT 650 até o pneu é retrô: Pirelli Phantom em rodas aro 18" / Vinicius Ferraz
Na GT 650 até o pneu é retrô: Pirelli Phantom em rodas aro 18″ / Vinicius Ferraz

Sem sombra de dúvida a Continental GT 650 é uma motocicleta que irá agradar ao público que é atraído por sua linhagem ‘cafe racer’, além do excelente custo x benefício para uma moto de sua categoria. Modelo valente para o dia a dia e ideal viagens curtas de final de semana.

Avaliação: Gustavo Ceccarelli (acima) – Instrutor e piloto de teste, especial para o MinutoMotor – @personalmotorcyclececcarelli

Fotos: Vinicius Ferraz – @vsferraz / RE Campinas

3 Comentários

  1. Felipe

    Bem legal a avaliação da motocicleta. Bem ao que ela se propõe! Uma racing média custoxbeneficio.

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  2. Gustavo Ceccarelli

    Muito bacana a matéria !! Parabéns a toda equipe MINUTO MOTOR e obrigado especial a ROYAL ENFIELD BRASIL E ROYAL ENFIELD CAMPINAS por mais essa oportunidade ! #royalenfieldbrasil
    #royalenfieldcamoinas

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    • Aldo Tizzani

      Obrigado você Ceccarelli.
      É uma honra para o MinutoMotor teve você, com tanta experiência, testando motos aqui para o site.
      Valeu!
      Aldo Tizzani
      Editor-chefre

      Responder

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