Saiba como transportar animais de estimação com segurança

Os animais de estimação devem estar sempre presos e protegidos / GM Divulgação

Transportar animal de estimação solto no carro pode causar lesão em caso de freada brusca, perigo de queda do pet em janelas abertas, bloqueio da visão do motorista e desvio da atenção do condutor. O motorista pode levar uma multa (média ou até grave). Segundo o Gustavo Fonseca, do Doutor Multas, além dos riscos e punição, “o motorista leva 5 pontos na carteira de habilitação (CNH) e o carro é retido para transbordo. Isso significa que só será possível seguir viagem se o animal for retirado e transportado de acordo com a lei”.

Transporte o animal no banco traseiro, nunca no assento do carona / Divulgaçãp

Pensando no bem-estar do seu pet, o Centro de Experimentação e Segurança Viária (CESVI) dá dicas de como transportar os animais de estimação sem colocar em risco a integridade física do animal e também de todos os ocupantes do carro. Segundo Emerson Feliciano, gerente sênior de Pesquisa e Conteúdo do CESVI Brasil, o carro não foi projetado para transportar animais. “Caso haja a necessidade de sair com o pet, uma das possibilidades é a utilização de caixas de transporte, que impede que o animal se machuque durante o trajeto “, comenta Feliciano.

Caixas de transporte são as melhores opções para o seu animal / Divulgação

Outra dica que pode deixar o transporte mais adequado e seguro aos animais é transportá-los dentro das bolsas acolchoadas. Todos esses acessórios devem ficar no banco traseiro, fixado pelo cinto de segurança, ou apoiado no assoalho, impedindo que o animal distraia o motorista ou transite pelos bancos da frente.

Acessórios originais da Chevrolet específicos para transportar pets / GM Divulgação

Segundo o especialista do CESVI, a sugestão para os donos de animais de grande porte é de retirar o tampão do porta-malas para acomodar a caixa de transporte. Desta forma, o pet não irá sofrer com falta de ventilação e com os trancos que podem acontecer durante o percurso.

Deixe seu Comentário

Seu E-mail não Será Publicado.