O scooter Honda PCX 150 chegou nas redes de concessionária em maio de 2013. Trazia design europeu e uma novidade que migrou dos carros de luxo para o mundo das duas rodas: o sistema e “Idling Stop”, que desligava o motor após três segundos de inatividade e para veículo voltar a rodar bastava girar o acelerador. De lá para cá já foram vendidas exatas 173.594 mil unidades – até abril, segundo dados da Fenarave. Sucesso de público que faz do modelo líder de vendas na categoria e “sobra” perante os concorrentes.

Se as vendas cresceram nos últimos anos, o preço também. No lançamento o modelo era comercializado por R$ 7.990. A segunda geração elevou o preço para R$ 10.299 (Standard). Agora a versão de entrada, o PCX CBS 2020, com freios combinados, custa a partir de R$ 11.990 (sem frete). Confira a evolução do PCX 150.

A segunda geração, apresentada no final de 2015 já como modelo 2016, trazia várias novidades. A primeira visual: ganhou linhas angulosas, nova bolha, painel e sistema de iluminação com LEDs. A suspensão traseira foi reforçada e houve um aumento na capacidade do tanque de combustível de 5,9 para 8 litros. Esta versão recebeu mudanças no motor, que passou de 152,9 cm³ para 149,3 cm³. Oferecia potência máxima de 13,1 cv a 8.500 rpm e o torque máximo de 1,36 kgf.m a 5.000 rpm.

Já a nova versão do Honda PCX 2019 traz design mais esportivo, novo conjunto ótico com iluminação por LED e a presença do DRL (Daytime Running Light). A lanterna traseira, também é iluminada por LED. Em termos de tecnologia, o novo PCX traz painel 100% digital e multifuncional, além de Smart Key System (chave presencial) e freios ABS para três de suas versões (Sport, DLX e ABS). E tomada 12V no porta-luvas. Para maior conforto, o modelo ganhou escudo frontal maior, assento redesenhado e nova suspensão traseira.

O par de amortecedores tem novos posicionamento e calibragem da parte hidráulica e conta com três estágios de regulagem na tensão da mola. Além disso, o novo PCX adotou pneus mais largos. 100/80-14 na dianteira e 120/70-14 na traseira (anteriormente 90/90-14 e 100/90-14). A capacidade sob o assento cresceu em 1 litro. Agora são 28 litros para transportar carga, o que dá para guardar um capacete fechado.

As quatro versões oferecidas atualmente compartilham o mesmo motor, porém otimizado, de 149,3 cm³, monocilíndrico OHC (Over Head Camshaft), 4 tempos, com injeção eletrônica PGM-FI (Programmed Fuel Injection), a gasolina, arrefecido a líquido e com transmissão automática continuamente variável CVT (V-Matic). A potência máxima é de 13,2 cv a 8.500 rpm e torque máximo de 1,38 kgf.m a 5.000 rpm. Segundo dados aferidos ao Instituto de Pesquisas Mauá, o novo PCX oferece consumo urbano médio de 47,5 km/l. Ou seja, com um tanque de combustível (8 litros) dá para rodar 380 quilômetros.

Scooter Honda PCX 150 (fonte Fenabrave)
Ano Vendas
2013 8.366 unidades (De maio a dezembro)
2014 19.560 unidades
2015 22.896 unidades
2016 22.539 unidades
2017 28.049 unidades
2018 30.479 unidades
2019 32.582 unidades
2020 9.123 unidades (De janeiro a abril)
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