STARK, UM OFF-ROAD FEITO SOB MEDIDA

Criado em 2009, o Stark chega em sua segunda geração para atender a um público seletivo e exigente: os praticantes de atividades off-road. Feito sob encomenda, o veículo conta com design e dirigibilidade dos SUV, segunda a TAC Motors. Sua fabricação acontece em Sobral (CE). O motor é o FPT, um 2.3 L 16V que gera 127 cv de potência. Custa R$ 115 mil (original) e é o fora-de-estrada a diesel mais leve do mundo, com 1.635 kg.

Na versão Black Cover, o 4×4 mescla tecnologia de ponta, alto desempenho, robustez e um design de certa forma chamativo. O carro vem equipado com transmissão em cinco velocidades sincronizadas, freios a disco e suspensão independente nas quatro rodas, com oito amortecedores; chassis tubulares de alta resistência que integram sua gaiola de proteção e tanque de combustível com capacidade para 70 litros.

O veículo aventureiro traz como itens de série direção hidráulica, ar-condicionado, vidros e travas elétricas, cinto com três pontas para todos os ocupantes, farol de neblina, porta-objetos, rodas de liga leve, banco traseiro rebatível, retrovisores externos elétricos com luzes integradas, volante com regulagem de altura, odômetro digital, conta-giros, tomada 12 Volts e painel multifuncional – aliás muito parecido com o usado nos carros de passeio.

Com quatro cilindros, o motor Turbodiesel Intercooler fornecido pela FTP – Powertrain Technologies -, conta com injeção direta, oferece potência e bom torque: 127 cv a 3.600 rpm e torque de 30,6 kgf.m a 1.800 rpm, em uma ótima relação peso x potência e baixo consumo. O Stark faz, segundo a montadora, 11 km/l em uso urbano e 13 km/l na estrada. O 4×4 pode ainda receber vários acessórios, para deixá-lo mais aventureiro: base para instalação de guincho, rack, snorkel, skid plate metálico, volante revestido em couro e teto solar.

A estratégia da empresa é aumentar gradativamente sua produção. Aliás, a marca terá cinco distribuidoras regionais – Sudeste, Sul, Centro-Oeste, Norte e Nordeste -, que serão responsáveis pelo relacionamento com clientes. Também foi criada uma parceria de venda com a loja virtual Gama 4×4 – www.gama4x4.com.br -, especializada no mercado off-road.

Inicialmente, o Stark poderá ser adquirido nas cores branca, amarela, verde, vermelha, preta, azul, vinho e laranja Atacama, entre outras. A primeira distribuidora a começar a operar será a Sudeste, com unidades nas cidades de São Paulo e Belo Horizonte

Deixe seu Comentário

Seu E-mail não Será Publicado.