Teste-drive: Fiat Argo Trekking chegou para encarar as trilhas do dia a dia

Com motor 1.3 Fire Fly e ar aventureiro, o Argo Trekking custa a partir de R$ 59.990 / Fernando Eduardo

A Fiat ficou conhecida por inovar e sempre apresentar produtos diferenciados como, por exemplo, a família Adventure com a Palio Weekend. Aposta essa que foi aplicada em boa parte da linha, como Doblò, Palio hatch, Uno, entre outros. Com a chegada do Argo era questão de tempo até os apliques de plástico, suspensão elevada e o apelo off-road chegasse ao modelo. Pois bem, para encarar as trilhas do dia a dia essa versão chegou com motor 1.3 Fire Fly, câmbio manual e preço a partir de R$ 59.990.

A versão recebeu molduras nas caixas de roda e pneus de sulcos maiores / Fernando Eduardo

Visualmente, parece que o Argo foi feito para a “caracterização” off-road, como as tradicionais molduras que cobrem os para-choques e as caixas de rodas e como o teto pintado de preto brilhante. Os pneus 205/60 todo terreno com sulcos maiores, além de molas e amortecedores mais altos, garantem uma elevação de 4 centímetros, finalizando o apelo aventureiro.

O Fiat Argo Trekking ganhou muitas referências aventureiras / Fernando Eduardo

Outros detalhes podem passar despercebido logo de cara, mas com o tempo passam a se destacar, como por exemplo os escudos da Fiat, que agora possuem o fundo preto em vez de o tradicional vermelho. Já o teto preto dentro da cabine também e os bancos com tecidos mais grossos e resistentes e o nome Trekking finalizam o pacote.

O hatch da Fiat chega para brigar com Ka Freestyle, HB20X e Onix Actic / Fernando Eduardo

Com preço para brigar com os demais concorrentes, como Ford Ka Freestyle, Hyundai HB20X e Chevrolet Onix Activ, ainda não avaliados por MinutoMotor, o Fiat tem bons argumentos para fazer parte da sua garagem, com uma boa lista de equipamentos, com chave canivete, direção elétrica, ar condicionado, espelhos, vidros e travas elétricas, painel com visor LCD colorido e computador de bordo, além do pacote visual. Uma pena que o modelo não inclui itens como controle de estabilidade, assistente de arranque em subidas e airbags laterais.

O carro conta com bom acabamento interno e espaço para quatro ocupantes / Fernando Eduardo

Numa viagem de 500 quilômetros pelo interior de Minas Gerais, o motor de 1.3 litro com 109 cv e 14,2 kgf.m de torque, abastecido com etanol, respondeu bem aos diversos tipo de terreno (deslocamentos na terra batida e estradas asfaltadas). Sofreu um pouco quando estava rodando com quatro ocupantes e o porta-malas de 300 litros carregado, o que fez com que as reduções de marchas sejam feitas com mais frequência e, consequentemente, o consumo aumente um pouco. Mas na média teve consumo misto de 9 km/l. Outro ponto que vale ressaltar é a central multimídia de 7 polegadas com Android Auto e Apple Car Play, de fácil conexão e bastante intuitiva.

Destaque para a central multimídia de 7 polegadas com Android Auto e Apple Car Play / Fernando Eduardo

É um bom pacote com um ótimo custo/benefício, uma pena que não existe a opção com câmbio automático e itens de segurança essenciais que ficaram de fora do modelo.

O motor 1.3l, conectado ao câmbio manual de cinco marchas, fez média de 9 Km/l / Fernando Eduardo

GOSTAMOS: Visual aventureiro e pacote de equipamentos
NÃO GOSTAMOS: Falta de itens de segurança, como airbags laterais, controle de estabilidade e assistente de arranque em subidas

Ficha Técnica
Motor: quatro cilindros, dianteiro, transversal, 1.332 cm³ de cilindrada, 8V, comando simples, injeção eletrônica, flex
Potência: 101/109 cv a 6.250 rpm
Torque: 13,7 kgf.m a 3.500 rpm (G) / 14,2 kgf.m a 3.500 rpm (E)
Câmbio: manual de cinco marchas, tração dianteira
Direção: Elétrica
Suspensão: Independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira
Freios: Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, ABS
Rodas e Pneus: Pneus 205/60 e aro 15
Comprimento: 4,00 m
Largura: 1,72 m
Altura: 1,57 m
Entre-eixos: 2,52 m
Central multimídia: Uconnect de 7 polegadas, sensível ao toque, com conectividade Apple Carplay e Android Auto
Capacidade do tanque: 48 litros
Porta-malas: 300 litros
Peso: 1.130 kg
Preço Sugerido: R$ 59.990

Deixe seu Comentário

Seu E-mail não Será Publicado.