TEST-RIDE: Honda CB 500F 2020 traz toda a emoção de uma moto grande

Curvas, curvas e mais curvas… Quem já rodou pelas estradas da Serra da Mantiqueira sabe do que estamos falando. As estradas serpenteiam as encostas e levam turistas e moradores para cidades badaladas como Campos do Jordão (SP). Até chegar lá é preciso subir bastante pois o município está a quase 1.700 metros acima do nível do mar, o frio é outra marca registrada da localidade que tem pouco mais de 50 mil habitantes. Foi neste cenário que conhecemos a nova versão da Honda CB 500F. Moto da categoria naked traz poucas carenagens e apenas o necessário: motor, quadro, suspensão, guidão e freios. Custa agora a partir de R$ 27.976 (sem frete). O test-ride foi realizado antes da pandemia do Coronavírus.

Com várias atualizações, a CB 500F custa agora R$ 27.976 (sem frete) / Divulgação
Com várias atualizações, a CB 500F custa agora R$ 27.976 (sem frete) / Divulgação

Então chegou a hora de começar a diversão! Basta girar a chave e o painel totalmente digital ‘acende’ e traz um monte de informações. Ao apertar o botão de ignição o motor de dois cilindros paralelos de 471 centímetros cúbicos acorda. Em questão de segundos o motor desperta e o escapamento passa a emitir um ronco grave e compassado.

O motor bicilíndrico de 50,4 cv conta com novos comandos de válvulas / Divulgação
O motor bicilíndrico de 50,4 cv conta com novos comandos de válvulas / Divulgação

Esse som “abafado” é fruto das restrições ambientais para controlar a emissão de poluentes e também a famigerada poluição sonora. Acredite, os fabricantes estudam muito como produzir um equipamento que polua menos, enquanto isso muita gente usa escapamentos abertos, fazendo um barulho insuportável!!!

O painel blackout LCD da moto ganhou indicador de marchas / Divulgação
O painel blackout LCD da moto ganhou indicador de marchas / Divulgação

Basta uma leve acelerada para sentir a força do motor. Apertando a embreagem você perceberá como o acionamento é leve, isso é fruto do sistema de embreagem assistida que alivia o peso do manete esquerdo, facilitando o trabalho do piloto. Ao engatar a primeira (a CB 500F, tem câmbio de seis marchas), o painel informará qual marcha está engatada. Pronto, basta soltar o manete da embreagem e começar a rodar.

A autonomia da CB 500F é de cerca de 400 quilômetros / Divulgação
A autonomia da CB 500F é de cerca de 400 quilômetros / Divulgação

Fácil, extremamente fácil – Nem parece estarmos numa “500 cilindradas”. Ela é dócil para mudar de direção graças ao casamento entre o quadro, a parte estrutural da moto que sustenta o motor, rodas e suspensão. Na verdade, o quadro é a “alma” da moto. Suas rodas de 17 polegadas usam pneus largos com desenho esportivo que transmitem muita confiança.

A moto da Honda conta com iluminação em Full LED / Divulgação
A moto da Honda conta com iluminação em Full LED / Divulgação

Se o piloto se empolgar a moto é capaz de chegar aos 170 km/h, enquanto o motor trabalha na faixa dos 8.500 giros – quando atinge sua potência máxima. Embora a potência – 50,4 cv – seja importante, é o torque que garante “força” para a moto realizar ultrapassagens e encarar subidas sem a necessidade de reduzir as marchas. No caso da CB o torque é de 4,55 kgf.m a 6.500 giros. O tanque tem capacidade para 17,1 litros de gasolina e a moto faz em média 25 km por litro. Ou seja, autonomia de 400 quilômetros.

A CB 500F está equipada com freios ABS em ambas as rodas / Divulgação
A CB 500F está equipada com freios ABS em ambas as rodas / Divulgação

Na emergência – E se você se empolgar e precisar frear numa emergência? Bem aí entra em ação o sistema de freio ABS. A sigla ABS, significa Anti-lock Braking System, ou sistema antitravamento ele evita que as rodas travem ao acionar os freios numa emergência. Se você olhar com atenção na foto da roda dianteira (ao lado) e traseira (abaixo) verá uma roda menor toda furadinha, ela é conhecida como roda fônica. Um sensor lê a rotação da roda dianteira e compara com a roda traseira, se ele perceber que há diferença de rotação entre as rodas ele “alivia” a força das frenagens das pinças evitando o travamento. Automaticamente as luzes alerta informam aos motoristas que a moto está parando… Tudo isso em milésimos de segundo, graças ao uso de processador que é o “cérebro” do sistema.

O conjunto da 500F oferece conforto, ergonomia e segurança / Divulgação
O conjunto da 500F oferece conforto, ergonomia e segurança / Divulgação

Quanto custa – Claro que gosto não se discute, mas o design da CB 500F é bastante atraente e moderno. As luzes em LED garantem excelente visibilidade de dia e de noite. Você pode escolher em três opções de cores: vermelho perolizado e laranja e prata, ambas metálicas. Lançada em fevereiro, o modelo chegou às concessionárias da Honda com o preço de R$ 26.900. Agora, com a volta da produção, o valor subiu para R$ 27.976 (sem frete). A 500F têm três anos de garantia e Honda Assistence, um serviço que ajuda em caso de emergência 24 horas por dia.

Texto: Cicero Lima / Trajetos & Destinos

Deixe seu Comentário

Seu E-mail não Será Publicado.