Curvas, curvas e mais curvas… Quem já rodou pelas estradas da Serra da Mantiqueira sabe do que estamos falando. As estradas serpenteiam as encostas e levam turistas e moradores para cidades badaladas como Campos do Jordão (SP). Até chegar lá é preciso subir bastante pois o município está a quase 1.700 metros acima do nível do mar, o frio é outra marca registrada da localidade que tem pouco mais de 50 mil habitantes. Foi neste cenário que conhecemos a nova versão da Honda CB 500F. Moto da categoria naked traz poucas carenagens e apenas o necessário: motor, quadro, suspensão, guidão e freios. Custa agora a partir de R$ 27.976 (sem frete). O test-ride foi realizado antes da pandemia do Coronavírus.

Então chegou a hora de começar a diversão! Basta girar a chave e o painel totalmente digital ‘acende’ e traz um monte de informações. Ao apertar o botão de ignição o motor de dois cilindros paralelos de 471 centímetros cúbicos acorda. Em questão de segundos o motor desperta e o escapamento passa a emitir um ronco grave e compassado.

Esse som “abafado” é fruto das restrições ambientais para controlar a emissão de poluentes e também a famigerada poluição sonora. Acredite, os fabricantes estudam muito como produzir um equipamento que polua menos, enquanto isso muita gente usa escapamentos abertos, fazendo um barulho insuportável!!!

Basta uma leve acelerada para sentir a força do motor. Apertando a embreagem você perceberá como o acionamento é leve, isso é fruto do sistema de embreagem assistida que alivia o peso do manete esquerdo, facilitando o trabalho do piloto. Ao engatar a primeira (a CB 500F, tem câmbio de seis marchas), o painel informará qual marcha está engatada. Pronto, basta soltar o manete da embreagem e começar a rodar.

Fácil, extremamente fácil – Nem parece estarmos numa “500 cilindradas”. Ela é dócil para mudar de direção graças ao casamento entre o quadro, a parte estrutural da moto que sustenta o motor, rodas e suspensão. Na verdade, o quadro é a “alma” da moto. Suas rodas de 17 polegadas usam pneus largos com desenho esportivo que transmitem muita confiança.

Se o piloto se empolgar a moto é capaz de chegar aos 170 km/h, enquanto o motor trabalha na faixa dos 8.500 giros – quando atinge sua potência máxima. Embora a potência – 50,4 cv – seja importante, é o torque que garante “força” para a moto realizar ultrapassagens e encarar subidas sem a necessidade de reduzir as marchas. No caso da CB o torque é de 4,55 kgf.m a 6.500 giros. O tanque tem capacidade para 17,1 litros de gasolina e a moto faz em média 25 km por litro. Ou seja, autonomia de 400 quilômetros.

Na emergência – E se você se empolgar e precisar frear numa emergência? Bem aí entra em ação o sistema de freio ABS. A sigla ABS, significa Anti-lock Braking System, ou sistema antitravamento ele evita que as rodas travem ao acionar os freios numa emergência. Se você olhar com atenção na foto da roda dianteira (ao lado) e traseira (abaixo) verá uma roda menor toda furadinha, ela é conhecida como roda fônica. Um sensor lê a rotação da roda dianteira e compara com a roda traseira, se ele perceber que há diferença de rotação entre as rodas ele “alivia” a força das frenagens das pinças evitando o travamento. Automaticamente as luzes alerta informam aos motoristas que a moto está parando… Tudo isso em milésimos de segundo, graças ao uso de processador que é o “cérebro” do sistema.

Quanto custa – Claro que gosto não se discute, mas o design da CB 500F é bastante atraente e moderno. As luzes em LED garantem excelente visibilidade de dia e de noite. Você pode escolher em três opções de cores: vermelho perolizado e laranja e prata, ambas metálicas. Lançada em fevereiro, o modelo chegou às concessionárias da Honda com o preço de R$ 26.900. Agora, com a volta da produção, o valor subiu para R$ 27.976 (sem frete). A 500F têm três anos de garantia e Honda Assistence, um serviço que ajuda em caso de emergência 24 horas por dia.
Texto: Cicero Lima / Trajetos & Destinos

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