VÍDEO: XMAX ABS, o scooter da Yamaha que oferece design radical e tecnologia de ponta

Com um desenho radical, o scooter XMAX ABS da Yamaha é bastante versátil, seja para deslocamentos urbanos ou rodoviários. O modelo de 250cc traz como grande diferencial a adoção do controle de tração. Conta ainda com sistema de freios ABS nas duas rodas, iluminação de LED, chave de presença e tomada 12v. Outro ponto positivo sobre a concorrência é o generoso espaço sobre o assento, já que é possível acomodar dois capacetes fechados. O preço sugerido ao consumidor é de R$ 25.490.

Sobre as carenagens, o XMAX ABS conta com uma pitada de esportividade – motor de 250cc, 1 cilindro, 4 válvulas e refrigeração líquida, que produz 22,8 cv (a 7.000 rpm) de potência máxima e torque máximo de 2,5 Kgf.m (a 5.500 rpm). A transmissão é automática CVT. O consumo varia entre 28 e 30 km/l em circuito misto (cidade e estrada). Na estrada, o modelo roda a 120 Km/h com tranquilidade, sem “esgoelar” o propulsor! O tanque de combustível comporta 13,2 litros de gasolina. Ou seja, autonomia superior a 300 quilômetros.

Com 2.185 mm comprimento e 179 kg (ordem de marcha), o XMAX é bastante divertido e oferece muita facilidade nas mudanças de trajetória, já que conta com a ajuda dos pneus Dunlop, nas medidas: 120/70-15 na dianteira e 140/70-14 na traseira. O conjunto das suspensões usam, na dianteira, garfo com 110 mm de curso e, na traseira, amortecedores ajustáveis na pré-carga da mola com 79 mm de curso.

Já o sistema de freios – cujo ABS atua em conjunto com controle de tração – conta com disco de 267 mm com pinça de 2 pistões na dianteira e disco de 245 mm com pinça de 1 pistão na traseira. Resumindo: o conjunto transmite muita segurança e conforto ao rodar.

Disponível em três opções de cores – vermelho, azul e preto -, o XMAX ABS conta com um pacote bem completo e custa R$ 25.490. Hoje é o principal modelo da categoria. Detalhe: a Yamaha oferece plano de manutenção a preço fixo e garantia de quatro anos, outro diferencial.