VOLVO XC40 É ROBUSTO, POTENTE E TECNOLÓGICO

Eleito Carro do Ano na Europa, Volvo XC40 acaba de chegar ao mercado brasileiro esbanjando personalidade e boa dose de eletrônica embarcada. O SUV esportivo da marca sueca é o maior do segmento e traz o motor mais potente da categoria (252 cv de potência)). Conta com bom espaço interno e recebeu um completo sistema de infotaiment. Ou seja, muita conectividade. Além disso, o XC40 é o primeiro de sua categoria a estar equipado com direção semiautônoma. Há ainda outros dispositivos – ativos e passivos – as que aumentaram a segurança do carro.
Produzido em Ghent, na Bélgica, o SUV é oferecido em três versões de acabamento: T5 Momentum (R$ 194.950) e T5 R-Design (R$ 214.950). O modelo de entrada da família, o T4 chegará a partir de julho e custará R$ 169.950. Outro destaque fica por conta da revisão com preço fixo até 150 mil km (tabela abaixo). Há a possibilidade de o consumidor contratar um plano de cobertura adicional de 12 meses por R$ 2.990, sem limite de quilometragem.

“Com o XC40, a Volvo vai oferecer ao consumidor, pela primeira vez em sua história, três utilitários esportivos globais voltados ao segmento que mais cresce no mundo. Acreditamos que esse modelo será mais um sucesso da marca, pois traz soluções inovadoras e recursos que o posicionam acima de seus concorrentes, dimensões de um verdadeiro SUV, inovações em conectividade, o motor mais potente da categoria e novos sistemas de segurança oferecidos também no XC60 e XC90”, afirma Luis Rezende, presidente da companhia.

O XC40 chega ao País equipado com tração integral AWD (All Wheel Drive), que calcula constantemente a distribuição de tração entre os eixos para obter a melhor performance e estabilidade. O controle absoluto do veículo se dá também por meio de diferentes modos de condução. São cinco no total, que ajustam parâmetros relacionados à resposta do motor, agilidade de troca de marchas, ajuste de esforço da direção, resposta dos freios e controle de estabilidade: Eco: privilegia economia de combustível; Comfort: prioriza suavidade nas reações do veículo; Off-road: para transitar fora de estrada; Dynamic: para uma condução mais esportiva; Individual: customiza a configuração.

O modelo dispõe de transmissão automática Geartronic de 8 velocidades acoplada ao motor T4 Drive-E, de 2 litros, 4 cilindros em linha, com turbocompressor, que gera potência de 190 cv a 4.700 rpm e torque de 30,6 kgf.m entre 1.300 e 4.000 rpm – na versão T4, que chega ao mercado brasileiro a partir de julho.
Também está disponível para o XC40 o renovado propulsor T5 Drive-E, de 2 litros, 4 cilindros em linha, com turbocompressor e injeção direta de gasolina, o mais potente de seu segmento com 252 cv. O ótimo torque de 35,7 Kgf.m se dá numa ampla faixa entre 1.800 e 4.800 rpm, garantindo ótima retomada de velocidade e ultrapassagens seguras. Nesta configuração, o novo utilitário esportivo da Volvo chega a 230 km/h e faz de 0 a 100 km/h em 6,4 segundos.

 

Em relação à segurança, o XC40 está equipado com o City Safety, sistema que auxilia o condutor com frenagem automática para evitar e reduzir o risco de colisão contra veículos, pedestres e animais de grande porte à frente do carro. Outro recurso é a Mitigação de Pista Oposta (Oncoming Lane Mitigation), que ajuda os motoristas a evitar colisões com veículos que se aproximem vindos da pista contrária.
Esse recurso funciona ao avisar o motorista distraído que invade a faixa oposta, oferecendo suporte automático à direção e conduzindo o veículo de volta à sua própria pista, fora do caminho de qualquer outro automóvel que esteja vindo. O sistema é ativado entre 65 e 140 km/h.

O modelo acrescenta ainda à extensa lista de equipamentos controle de cruzeiro adaptativo (ACC), no qual o motorista ajusta a velocidade e a distância a ser mantida em relação ao carro da frente e o sistema automaticamente acelera ou freia o veículo, e direção semiautônoma de até 130 km/h. Assim, o XC40 passa a se tornar o primeiro modelo a oferecer o Pilot Assist no segmento e o mais barato do Brasil dotado com essa tecnologia. Além de todos esses recursos, o SUV oferece e abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas ao passar o pé debaixo do para-choque (função Hands-Free).

Revisão com preço fixo
O XC40 também terá o plano de revisão com preço fixo para itens obrigatórios. Com a chegada do modelo ao país, a marca estende esses serviços para 150 mil kms em toda a gama de produtos. O objetivo é proporcionar ao cliente maior controle dos custos de manutenção de seu carro, podendo programar os valores a cada vez que o veículo vai para as oficinas autorizadas, conforme tabela abaixo:

 

10 mil km*

 

20 mil km ou 1 ano**

 

30 mil km*

 

40 mil km ou 2 anos**

 

50 mil km*

 

60 mil km ou 3 anos**

 

150 mil km

R$ 899 R$ 1.799 R$ 899 R$ 2.299 R$ 899 R$ 3.399 R$ 899

*Trocas de óleo intermediárias entre as revisões periódicas, que deverão ser feitas a cada 10 mil quilômetros ou 12 meses, o que ocorrer primeiro. **Revisões periódicas que deverão ser feitas por quilometragem ou tempo, o que ocorrer primeiro.

FotosJohanes Duarte/Photo and Road 

 

1 Comentário

Deixe um Comentário para Cancelar Resposta

Seu E-mail não Será Publicado.