Com alma superesportiva, Ducati Streetfighter V4 S desembarca no Brasil por R$ 146.990

MinutoMotor esteve no Salão de Milão – EICMA 2019 e conferiu de perto o lançamento mundial da Ducati Streetfighter V4 S

Simplificando, a Ducati Streetfigher V4 S – que acaba de chegar ao Brasil – nada mais é do que sua irmã superesportiva – a Panigale V4 S – sem carenagem, sem roupa; porém com ajustes finos em sua motorização, que a deixaram a super naked com um melhor aproveitamento de torque (mais de 12 Kgf.m). Disponível apenas na tradicional cor vermelho, a moto tem preço público sugerido de R$ 146.990. Na pré-venda, todas as 60 motocicletas disponíveis para pronta- entrega foram comercializadas. Cara? Para os pobres mortais sim! Porém, a Streetfigher é rica em detalhes estéticos, mecânicos e eletrônicos – Uma obra de arte em duas rodas. Isso sem falar na aerodinâmica – asas laterais – inspiradas nos carros da Formula 1. É a naked mais potente de planeta, com 208 cv de potência máxima.

O design minimalista é traduzido pelo farol full-LED que lembra a frente da Panigale V4 e remete à expressão do Joker, o personagem Coringa (HQs). Falando em design, aliado a aerodinâmica, o modelo italiano apresenta extratores de ar inspirados nos carros de Fórmula 1. Estes elementos estruturais são fixados diretamente no chassi e integrados às asas laterais que geram a carga vertical necessária para garantir máxima estabilidade em altas velocidades. As asas foram desenhadas pela Ducati Corse, em colaboração pelo Ducati Design Center. São feitas em material termoplástico reforçada com fibra de vidro dando uma rigidez e força extraordinária no material. A ideia é deixar a moto grudada no chão!

A nova Ducati Streetfighter V4S conta com um pacote eletrônico de última geração, que é baseado no uso de uma plataforma inercial de 6 eixos (6D IMU – Unidade de Medição Inercial) capaz de detectar instantaneamente o ângulo de rotação, guinada e inclinação da moto no espaço. Os comandos gerenciam todas as fases da direção, sendo que alguns são responsáveis pela partida, aceleração e frenagem, outros supervisionam a tração, outros ainda se relacionam com as fases de deslocamento e saída de curva.

Fotos Aldo Tizzani / MinutoMotor

A Streetfighter V4 S ocupa lugar de destaque numa categoria bastante exclusiva. O motor Desmosedici Stradale, dotado de 208 cv de potência, 1103 cm3, tem o mesmo desenvolvimento usado pela Ducati Corse na MotoGP, com comando de válvulas desmodrômico que permite ao motor alcançar altas rotações pra alta performance. A Streetfighter V4 S vem com rodas de aros forjados (Marchesini) e a adoção de suspensões (garfo NIX30 de 43 mm e TTX36 mono) e amortecedor de direção Öhlins controlado eletronicamente. Todos baseados no sistema Öhlins Smart EC 2.0 de segunda geração que, além de explorar todo o potencial oferecido pelo IMU 6D, possui uma interface com o piloto mais intuitiva. Aguara é aguarda para domar esta fera nas pistas! Detalhe: a moto chega com uma linha de exclusiva de acessórios;, além disso, a Ducati conta hoje com 15 concessionárias no Brasil.