Salão Moto Brasil 2022 reuniu várias marcas, modelos, atrações e fãs das motocicletas

Desde fevereiro, quando foi anunciado o cancelamento do Salão Duas Rodas 2022, principal evento nacional de motocicletas previsto para ser realizado em novembro no São Paulo Expo (SP), cresceu bastante a expectativa em torno da realização do Salão Moto Brasil 2022, no Rio de Janeiro. E, depois de alguns adiamentos por conta da pandemia do coronavírus, a décima edição do evento carioca finalmente reúne de 26 a 29 de maio, em uma área aberta no Parque Olímpico do Rio de Janeiro 11 marcas de motocicletas e mais de 30 empresas de acessórios e peças, além de abrigar exposições, concursos e shows musicais. Durante quatro dias, o SMB deve receber cerca de 80 mil visitantes, que poderão desfrutar das diferentes atrações nos mais de 60 mil metros quadrados de área de evento. Calcula-se que o Salão Moto Brasil movimente mais de R$ 7 milhões, reforçando sua importância econômica no segmento de eventos cariocas.

Honda, Harley-Davidson, Royal Enfield, Suzuki, Ducati, BMW, Triumph, Haojue, Kymco, Kawasaki e CF Moto aproveitaram o salão carioca para apresentar seus mais recentes lançamentos e também para expor suas linhas completas – com muitos produtos em condições especiais de negociação. Na Harley-Davidson, a novidade principal é a bigtrail Pan America 1250, que chegará às concessionárias nacionais no segundo semestre, enquanto na BMW o destaque é a R 1250 GS, rival da novata norte-americana e atual líder do segmento. Na Kawasaki, a atração mais procurada é a imponente esportiva ZX 10-R Ninja, em seu tradicional e indefectível tom de verde, enquanto a Royal Enfield ostenta na parte frontal de seu estande várias configurações de sua aventureira Hymalaian 410. Em outra área, um circuito possibilita testes com diferentes modelos de motocicletas, incluindo scooters e elétricas.

Estratégia similar à dos fabricantes de motocicletas foi adotada por empresas de motopeças, acessórios e serviços também presentes no SMB. A EPI Solution exibiu e fez demonstrações do funcionamento de seus coletes e jaquetas com air-bags para motociclistas. Patrocinadora do evento, a Pirelli promoveu um serviço exclusivo para troca de pneus em uma área no estacionamento do Parque Olímpico. Outro serviço disponível foi o de troca de óleo, feito pela Motul, que também apresentou sua linha de lubrificantes e fez demonstrações de produtos para limpeza de capacetes.

Já no estacionamento do evento é possível se deparar com motocicletas espetaculares, que juntam gente em volta. Afinal, turmas de motoclubes de várias partes do Brasil aproveitaram o SMB para uma grande confraternização. O clima festivo é reforçado pela programação de shows de bandas nos palcos Rock e Vintage – neste último, acontece o Festival Jazz & Blues do Salão Moto Brasil. Atrações como o Globo da Morte, o show de manobras radicais com a equipe Força & Ação e a apresentação de acrobacias sobre duas rodas concentram a atenção dos fãs do motociclismo de exibição. O SMB 2022 é palco ainda para a grande final do sexto Bike & Art Moto Brasil, concurso de motos customizadas. Na edição 2022, o Salão Moto Brasil reafirma a simpática tradição conquistada nas edições anteriores de ser o maior evento Pet Friendly do país. Cães tiveram liberdade para passear com seus donos pelo ambiente do Parque Olímpico ou se divertirem na área de recreação do espaço “Entre Pegadas”. No Cat Experience, os visitantes podem interagir com felinos que estavam disponíveis para adoção.

Texto: Edmundo Dantas / AutoMotrix – Fotos AutoMotrix