Com foco em uma menor manutenção do motor, Vibra apresenta a evolução das gasolinas Grid e Podium

Créditos: Rodolpho Pupo / Vibra 

A Vibra (ex-BR Distribuidora) apresenta uma nova geração das gasolinas Grid e Podium. Os combustíveis, exclusivos dos Postos Petrobras, chegam ao mercado com uma nova tecnologia de aditivação, desenvolvida em parceria com a empresa alemã BASF. Batizada de Tecno 3, a nova tecnologia é focada em três pilares: limpeza, proteção e economia, por contribuir para um menor gasto com a manutenção do motor. Desenvolvida ao longo de 2021 e testada por mais de 700 horas em laboratórios e motores na Alemanha, Estados Unidos e Brasil, Tecno 3 inclui ainda os mais avançados modificadores de fricção, detergentes e anticorrosivos. Segundo testes realizados pela a companhia, ouve uma proteção contra o desgaste de 53% em relação à gasolina comum. As novas versões começam a ser vendidas em março, inicialmente, nos postos do Rio de Janeiro e de São Paulo, e chegarão gradativamente a todo o Brasil.

Sua fórmula reduz a formação de depósitos de resíduos e remove os já existentes. Testes comparativos demonstraram uma melhora de três vezes na proteção contra o desgaste e de três vezes menos formação de depósitos que a tecnologia anterior. Ele também demonstrou melhora na capacidade de limpeza (remoção de depósitos) de partes internas do motor, como por exemplo as válvulas, e a mais alta proteção contra corrosão. Todos estes fatores geram uma maior economia na manutenção do automóvel e uma maior eficiência em seu desempenho, além de maior rendimento. Em resumo, o desenvolvimento de Tecno 3 teve a preocupação de garantir o desempenho tanto nos novos motores de injeção direta como também nos motores mais tradicionais de injeção indireta, onde teve excelentes resultados.

Grid – A nova gasolina Grid forma 98% menos depósitos nas válvulas de admissão do que a gasolina comum, chegando a um nível de depósitos três vezes menor que a versão anterior da própria Grid. Por padrão, todos os testes começam com o motor limpo. No entanto, para atestar o poder de limpeza de Tecno 3, foi realizado também um teste adicional, com as válvulas já sujas. Após um ciclo de teste com gasolina comum e em um novo ciclo de teste com a nova Petrobras Grid, ficou demonstrada sua capacidade de remover 82% desses resíduos prévios. A Petrobras Grid demonstrou alta performance na redução de desgaste e corrosão. Em testes de laboratório, observou-se uma proteção contra o desgaste de 53% em relação à gasolina comum e três vezes mais proteção que a versão anterior da Grid.

Podium – A Podium manteve todos os seus diferenciais: altíssima octanagem RON 102 e teor de enxofre abaixo de 30 ppm (partes por milhão). A Podium permite que motores de alto desempenho alcancem a potência máxima com que foram projetados, e seu menor teor de enxofre preserva sistemas de pós-tratamento responsáveis por reduzir as emissões do veículo. Ela é indicada para motos ou veículos a gasolina ou flex com motores com taxa de compressão acima de 10:1, embora qualquer motor possa usufruir de seus benefícios. Sua formulação garante ainda maior estabilidade à degradação, protegendo o tanque e o motor caso o veículo fique parado por um longo período.