Motor Road reabre a rota histórica do Caminho do Mar para motociclistas

Ano que vem, o Brasil irá comemorar o bicentenário da Independência. Mas o dia 27 de setembro já representa um marco para quem curte passear de moto por São Paulo. Foi inaugurado o roteiro na velha estrada de Santos (SP-148), também conhecida como Caminho do Mar, a primeira via pavimentada da América Latina, que dava acesso à Baixada Santista. Um resgate histórico da época do Império e da Primeira República (1889 a 1930). O acesso para carros e motos foi fechado em 1985 e agora, será reaberto com exclusividade para motociclistas, graças a parceria entre Motor Road – startup focada em lifestyle e economia colaborativa voltada ao mercado de duas rodas – e Parquetur, gestora do parque. A liberação acontecerá uma vez por mês. Há cobrança de ingresso (box abaixo).

Com oito quilômetros de extensão, a charmosa estrada que, segundo Luiz Vendramini, sócio do Motor Road: “é mais bonita que a Serra do Rio do Rastro” – tem vários pontos turísticos para visitação e monitores qualificados para contar a história dos monumentos. Ou seja, parada obrigatória para fotos e vídeos. O tour dura cerca de uma hora. “Nos dias de passeios teremos ainda food trucks e bandas, com o melhor do rock ‘n roll. Além disso, a gestora do parque já está restaurando duas edificações – Pouso Parapiacaba e o Rancho da Maioridade, que se transformarão e um restaurante e um café”, conclui o entusiasta pela história do Brasil e pela cultura motociclística.

Estrada Caminhos do Mar – A estrada SP-148 Caminho do Mar fica dentro de uma Unidade de Conservação, que é gerida pela Parquetur. O Parque Estadual da Serra do Mar foi criado em 1977 tendo como missão a preservação ambiental. O ecoturismo é liberado como uma prática de atividades sustentáveis que colabora com a manutenção e desenvolvimento da unidade, sem impactos irreversíveis e de grande escala para o meio ambiente. O objetivo é instruir a educação ambiental para a conscientização da população sobre a importância da Mata Atlântica e a arrecadação de recursos para investir na manutenção e operação do local.

Dentro de uma gigantesca área verde, os monumentos foram construídos a pedido do então governador Washington Luiz, em 1922 – período que abriga a Primeira República, por conta das comemorações do primeiro centenário da Independência (com exceção da Casa de Visitas, construída em 1926). As principais atrativos ficam entre os monumentos e belos casarios. Destaque para Reservatório Rio das Pedras, Estrada Velha, Casa de Visitas, Pouso Paranapiacaba, Curva do Uau, Marco Belvedere, Rancho da Maioridade, Padrão Lorena, Monumento do Pico e Calçada do Lorena, que foi idealizada por Bernardo José Maria de Lorena. Foi primeira via pavimentada do País, construída em 1790 (com conclusão em 1792) e ligava o litoral ao planalto.

Serviço -A Subida da Serra é feita das das 8h30 às 11h30. Acesso pelo Portal e Centro de Apoio ao Visitante – Ecoturismo Caminhos do Mar, em Cubatão (SP). A dica é descer a Imigrantes ou a Anchieta e siga sentido ao Guarujá pela BR-101 e saia para a SP-148 Caminho do Mar. A venda dos ingressos será feira via Sympla (clique aqui). Os valores são: R$ 87 para moto e piloto, mais R$ 66 para o garupa. A próxima visitação acontece em 16 de outubro. Programe-se! O passeio é imperdível! Mais informações, acesse: www.motorroad.com.br ou ligue (11) 4673-1048.

Fotos Divulgação