VÍDEO: Nova Pan America 1250: o ‘tanque de guerra’ da Harley-Davidson chega aos País

A chegada da nova Pan America 1250 ao Brasil foi cercada de ansiedade, expectativas e uma pergunta: a primeira moto aventureira desenvolvida pela Harley-Davidson será capaz de encarar de igual para igual suas principais concorrentes? Ainda é cedo para cravar uma resposta, mas, o que fica claro foi que a marca de Milwaukee pesquisou durante muitos anos o mercado das bigtrail e desenvolveu uma moto do zero que traz o DNA Harley, porém recheada de novidades. O modelo é a “virada de chave” que a HD precisava para atrair novos clientes, que vão migrar de outros fabricantes ou trocar de estilo de moto dento da própria marca. A Pan America 1250 será vendida em sua versão única “Special”, mais completa, com preço promocional de R$ 139.995. O primeiro lote será de 120 unidades e a montagem será feita em Manaus (AM). A pré-venda começa no início de maio e as entregas em julho. Depois o valor será ajustado para R$ 143.800.

Flávio Villaça: ” A Pan America 1250 é uma interpretação ousada para grandes aventuras” – Foto Guilherme Veloso /HD

Para Flávio Villaça, gerente de marketing da Harley para a América Latina, a marca chega em um novo e concorrido segmento. “A Pan America 1250 foi desenvolvida para a aventura e oferece um pacote completo de inovações, além de motor, chassi e ciclística completamente inéditos. É uma interpretação ousada para grandes aventuras, mas sem deixar de ser uma Harley. É um dos modelos mais tecnológicos da marca, junto com a elétrica LiveWire e as versões top da família Touring”. “Nossa motocicleta tem 14 cavalos a mais e 10 kg a menos – 258 kg em ordem de marcha”, afirmou Villaça, durante a a coletiva de imprensa.

A nova Harley Pan America traz uma grande inivação: sistema de ajuste adaptativo de altura da suspensão (ARH), que reduz a distância do assento ao solo, quando a bigtrail faz uma parada, chegando a 830 mm de altura do assento – excelente para os baixinhos. O sistema, que conta com quatro perfis pré-programados de altura, não compromete o curso da suspensão, que na dianteira é de 190mm. O vão livre em relação ao solo é de 175 mm (padrão) e o ARH será vendido como opcional em 2023.

Falando em suspensão, o conjunto da bigtrail da HD é semiativo, ou seja, pode ser ajustável eletronicamente via comandos que ficam no punho da moto. Conta com componentes Showa e software da própria Harley, o piloto tem à sua disposição cinco tipos de regulagem: Confort, Balanced, Sport, Off-Road Soft e Off-Road Firm, para uma aventura mais radical. Para uma maior proteção do conjunto em uma tocada mais aventureira, na terra, a marca de Milwaukee equipou a Pan America com protetor de cárter, protetores laterais e de mão, além pedais ajustáveis sem uso de ferramentas. Os freios são da grife Brembro.

Motor e Modos de pilotagem – Robusta, potente, torcuda, a bigtrail começou a ser construída a partir do motor, o novo Revolution Max, um V2 de 1252 cm³, arrefecimento líquido, que produz 150 cv de potência máxima (8.750 rpm) e 13 quilos de torque (6.750). Como diferencial, esta peça-chave na Pan America está mais estreito, ganhou ligas nobres, faz parte da estrutura e vibra bem menos que o Milwaukee Eight. Com a proposta de menor peso e maior desempenho, este motor privilegia força em todas as faixas de rotação, ideal para asfalto e também para a terra. Diferente das outras HDs que usam correia dentada, a Pan America 1250 conta com corrente como um dos elementos da transmissão. O tanque de combustível tem capacidade para 21 litros.

Para gerenciar as ações dinâmicas da moto, a Harley equipou sua bigtrail com um controle eletrônico para as principais características de desempenho e nível de intervenção da tecnologia na entrega de potência, freio-motor, freios ABS combinados, controle de tração e regulagem das suspensões. Para isso, a Pan America conta com cinco modos de pilotagem pré-programados: Sport, Road, Rain, Off-Road e Off-Road Plus e mais três personalizáveis: Custom A, Custom B e Off-Road.

A moto conta ainda com tela TFT sensível ao toque de 6,8 polegadas, controle de partida de rampa, sistema de monitoramento da pressão dos pneus, freios e controle de tração e torque aprimorado para curvas e farol dianteiro em LED que oferece um maior campo de visão quanto a moto está inclinada, contornando uma curva. A versão Special traz ainda de série piloto automático, cavalete central, porta USB, amortecedor de direção, manoplas aquecidas e para-brisa ajustável em 45 mm.

Fotos Divulgação HD

A HD irá oferecer uma completa linha de acessórios para a moto e motociclista, que incluí malas rígidas e roupas com uma pegada mais off-road. Em breve as primeiras impressões com esse “tanque de guerra” da Harley que quer desbancar e ganhar mercado frente a BMW R 1250 GS, Honda Africa Twin, Ducati Multistrada V4 S e Triumph Tiger 1200, que desembarcará em breve no País.