O Fiat Pulse chega para brigar pelo congestionado segmento de utilitários esportivos compactos

No lançamento do Pulse, a Fiat quer surfar na onda dos queridinhos do Brasil. O primeiro SUV desenvolvido no Brasil pela marca italiana parte atrás para tentar “beliscar” as vendas da legião de rivais formada por Volkswagen T-Cross e Nivus, Jeep Renegade, Chevrolet Tracker, Hyundai Creta, Nissan Kicks, Renault Duster e Captur, Honda HR-V e WR-V, Peugeot 2008, Caoa Chery Tiggo 2 e 3X e Citroën C4 Cactus. O Pulse estreia em cinco versões de acabamento e duas opções de motorização. Parte da Drive 1.3 manual com preço de R$ 79.990, seguido pela Drive 1.3 automática a R$ 89.990, a Drive turbo 200 a R$ 98.990, a Audace turbo 200 a R$ 107.990 e culminando com a topo de linha Impetus Turbo 200, a R$ 115.990.

Desenvolvido no Brasil e produzido em Betim (MG), o Pulse chega ao mercado apresentando o inédito motor turbo flex 200 com 130 cavalos de potência a 5.750 rotações por minuto abastecido com etanol e 20,4 kgfm de torque de 1.750 a 3.500 giros com os dois tipos de combustível, sempre associado à transmissão automática de 7 marchas com opção de trocas sequenciais em “paddles shifts” localizados atrás do volante. Segundo a Fiat, com esse “powertrain”, o Pulse acelera de zero a 100 km/h em 9,4 segundos, com velocidade máxima de 189 km/h com etanol. Um dos recursos que garantem o torque de 200 Nm (daí, o nome do motor) é o turbocompressor de baixa inércia da BorgWarner. Ele é dotado de uma “wastegate” eletrônica, que se ajusta às demandas do acelerador de forma ativa, reduzindo o tempo de resposta do componente e ampliando o controle da pressão no conjunto. O sistema de admissão tem um volume reduzido, para tentar diminuir o “turbo lag”. Além do turbo flex 200, o Pulse conta nas suas versões de entrada com o motor 1.3 Firefly, com 107 cavalos de potência com etanol a 6.250 rpm e 13,7 kgfm de torque a 4 mil rpm. As configurações com esse propulsor recebem o câmbio manual de 6 marchas ou o automático de 7 velocidades.

O estilo italiano do Pulse nasceu do trabalho da equipe do Design Center South America da Stellantis, localizado no Polo Automotivo de Betim. O para-choque elevado amplia o ângulo de entrada (o da frente), item fundamental para um SUV. A ampla grade frontal estampa o logo da marca com a “Fiat Flag” (pequena bandeira italiana estilizada) no canto inferior direito. Os faróis de leds são afilados, com friso de lado a lado que pode variar conforme a versão (cromado na topo de linha). Abaixo, fica uma segunda entrada de ar, com nichos para os auxiliares de neblina, também de leds. O jeito “musculoso” se mantém na lateral, com grandes arcos em torno dos para-lamas, rack longitudinal no teto e acabamento diferenciado sob os vidros. As rodas de liga leve de 17 polegadas têm desenho próprio nas diferentes versões, combinando com a suspensão elevada e o design do utilitário esportivo compacto.

Força na conectividade – Segundo a Fiat, seu primeiro SUV desenvolvido no Brasil teve o nome escolhido por uma votação via internet. O departamento de marketing da marca italiana salienta esse ponto para lembrar que o Pulse vem o “mais conectado possível”. Tudo se inicia pelo sistema multimídia, equipamento de série em duas versões, com tela flutuante de 8,4 polegadas ou 10,1 polegadas sensíveis ao toque. Ambas oferecem conectividade Android Auto e Apple CarPlay sem fio e recebem o Fiat Connect Me, a plataforma de serviços conectados da fabricante. Com ela, o cliente pode controlar os recursos do veículo por meio de seu smartphone, smartwatch ou usando o Google Assistant e o Amazon Alexa, tornando possível, por exemplo, abrir e fechar as portas do carro, acionar as luzes, buzina e aquecer e resfriar a cabine com um comando de voz.

O Fiat Connect dá detalhes do hodômetro, do nível de combustível, da vida útil do óleo do motor e da quilometragem até a próxima revisão. É possível ainda se entrar em contato com a concessionária mais próxima para agendar a manutenção periódica. Essas funcionalidades vêm pela conexão via internet do Pulse, feita por meio de um chip virtual (eSIM) da TIM. Com a rede de dados, a atualização de software pode ser feita em qualquer lugar, usando uma conexão remota. O Pulse também compartilha o sinal de internet em uma rede Wi-Fi capaz de se conectar com até oito dispositivos. O aplicativo para smartphones permite ao motorista acompanhar o Pulse à distância, tornando possível programar alertas de velocidade e perímetro de rodagem caso o carro seja conduzido por outra pessoa.

Notificações automáticas são enviadas para o celular caso haja um possível furto do veículo, com disparo do alarme ou desconexão da bateria. Em acidentes com deflagração de airbag, pré-tensionamento de cintos ou capotamento, o SUV da Fiat aciona automaticamente o Call Center da marca, que contatará as autoridades públicas e repassará a localização exata do veículo com coordenadas de GPS e informações sobre a colisão para a prestação de socorro. O auxílio a emergências pode ser ativado pelo condutor ou qualquer dos passageiros, via botão físico no interior do veículo, central multimídia ou app conforme a necessidade.


Fotos Divulgação


Texto Daniel Dias e Luiz Humberto Monteiro Pereira / AutoMotrix

Ficha Técnica
Fiat Pulse Impetus Turbo 200 Flex

Motor: transversal dianteiro, três cilindros, 999 cm³, taxa de compressão: 10,5:1
Potência: 125 cavalos (gasolina), 130 cavalos (etanol) a 5.750 rpm
Torque: 20,4 kgfm (gasolina e etanol) a 1.750 rpm
Injeção: eletrônica GPEC IV LM, multiponto, sequencial
Combustível: gasolina e etanol
Transmissão: automática, 7 marchas
Tração: dianteira
Sistema de freios: com ABS e ESC de série, dianteiro a disco ventilado, traseiro a tambor
Suspensão: dianteira tipo MacPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais com barra estabilizadora, traseira tipo eixo de torção com rodas semi-independentes
Direção: elétrica com pinhão e cremalheira
Rodas e pneus: 17 polegadas, pneus 205/50R17 89H (Pirelli) ou 205/50R17 89V (Bridgestone)
Peso: 1.237 quilos
Dimensões: 4,09 metros de comprimento, 1,77 metro de largura, 1,57 metro de altura, 2,53 metros de entre-eixos
Ângulo de entrada: 20,4 graus
Ângulo de saída: 31,6 graus
Vão livre entre-eixos: 22,4 centímetros
Altura mínima do solo: 19,6 centímetros
Porta-malas: 370 litros
Tanque de combustível: 47 litros
Desempenho: velocidade máxima de 187 km/h (gasolina) e 189 km/h (etanol) e zero a 100 km/h em 9,7 segundos (gasolina) e em 9,4 segundos (etanol)
Consumo: ciclo urbano de 12 km/l (gasolina), de 8,5 km/l (etanol), ciclo estrada de 14,6 km/l (gasolina), de 10,2 km/l (etanol)
Preço: R$ 115.990