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Toyota RAV4 SX, tecnologia que impressiona

O novo Toyota RAV4 desembarcou no Brasil com uma missão. Ajudar a fabricante japonesa a emplacar 9 mil veículos híbridos ainda em 2019. Claro que nesta contagem incluem outros modelos, como o Lexus, Prius e o recém-chegado Corolla. Qualidades o SUV tem. Três motores elétricos aliado a um a combustão, bom espaço interno graças a adoção da moderna plataforma modular TNGA e muita tecnologia embarcada. Com duas versões, a S e a SX, o RAV4 tem preço sugerido a partir de R$ 176.990,00

Sticky:

Comparada a geração anterior, o SUV da Toyota cresceu em algumas dimensões, como o entre-eixos, 2,69 metros contra 2,66 m, e largura de 1,85 metro contra 1,84 da anterior. Já na altura, o utilitário diminui um centímetro, e agora conta com 1,68 metro. Tudo isso garantiu para os ocupantes maior espaço e conforto dentro da cabine e maior porta-malas, agora com 580 litros.

Mas a grande diversão do novo RAV4 é equilibrar a utilização da motorização elétrica com a combustão. Trabalhando em conjunto, os três motores elétricos geram 120 cv e 20,6 kgfm de torque – sendo que dois se encontram na dianteira e um na traseira, combinado com o 2,5 litros de 178 cv e 22,5 kgfm de torque, resultam em 222 cavalos, tração integral sem precisar de eixo cardã e câmbio CVT de sete velocidades. Conta estranha, mas a Toyota não informa os valores combinados.

Voltando a diversão, o RAV4 conta com três modos de condução: Eco, Normal ou Sport. E quando estamos no Eco, é possível acionar o modo “pão duro” e não gastar nenhuma gota de gasolina e andar apenas com os motores elétricos. Mas é preciso dosar o pé, pois qualquer pressão mais forte no acelerador é suficiente para acionar o motor a combustão. Uma verdadeira lição de economia no trânsito. Minuto Motor alcançou a incrível marca de 16,5 km/l com o SUV na cidade, números impressionantes se comparado a muito compacto premium no mercado.

E para recarregar as baterias não é preciso ligar na tomada. A grande diferença do sistema híbrido é o fato dele ser responsável por transformar energia cinética que vem do motor a combustão em energia elétrica. Essa conversão ocorre nas frenagens ou quando o carro está andando sem aceleração. Meio ambiente agradece.

Já o interior é outro ponto que se destaca na nova geração. Dependendo da cor da carroceria, o acabamento pode ser preto ou caramelo, o que garante um ar de sofisticação no modelo. De fábrica, tanto na versão S como na SX, as rodas são aro 18 e há botões de partida e banco dianteiros ventilados com ajustes elétricos e memorização (somente para o motorista). O ar-condicionado de duas zonas tem saídas para os bancos traseiros e para os que não vivem sem equipamentos eletrônicos, existem cinco entradas USB (três na frente e duas atrás). Sete airbas, sensores dianteiros e traseiros e câmera de ré completam o pacote.

Com toda essa tecnologia, inclusive a versão SX avaliada conta com o pack de segurança ativa Safety Sense (frenagem automática, sistema pré-colisão, controle de cruzeiro adaptativo, assistente de manutenção em faixa de rodagem e faróis adaptativos), a central multimídia de sete polegadas poderia ser melhor. Apesar dela ser fácil e intuitiva, ela não oferece Android Auto e Apple Car Play. É uma pena.

GOSTAMOS: Sistema híbrido, conforto e a ergonomia
NÃO GOSTAMOS: Falta de conectividade da central multimídia com o Android Auto e Apple Car Play.

Ficha técnica

Preço Sugerido: Versão S (R$ 176.990,00) e SX (R$ 195.990,00)
Motor: quatro cilindros em linha, dianteiro, transversal, 2,5 litros, 16V, comando duplo, injeção direta e indireta de gasolina + três motores elétricos (120cv e 20,6 kgfm de torque)
Potência: 222 cv combinado
Torque: Não divulgado
Câmbio: automático, CVT de sete marchas, tração integral
Direção: Elétrica
Suspensão: Independente McPherson na dianteira e duplo A na traseira
Freios: Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, ABS
Rodas e Pneus: Rodas de Liga-leve 18 e pneus 225/60
Comprimento: 4,60 m
Largura: 1,85 m
Altura: 1,68 m
Entre-eixos: 2,69 m
Capacidade do tanque: 55 litros
Porta-malas: 580 litros
Peso: 2.230 kg
Central multimídia: 7” Polegadas, sensível ao toque, sem conectividade com Apple Car Play e Android Auto

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