Quem já teve a CB 500X sabe que era frustrante acompanhar um amigo numa viagem e ficar com receio de encarar trecho de terra ou lama por conta das limitações do modelo equipado com rodas de 17 polegadas e pneus indicados para o asfalto. Para tentar solucionar o problema muitos donos da CB apelavam para adaptações curiosas. As receitas incluíam instalar na dianteira o pneu traseiro da Honda Bros, o Pirelli MT 60. Da Europa surgiam mudanças mais radicais (e caras) com a instalação de rodas 19 polegadas e troca de suspensão, tudo para levar a CB 500X para o mau caminho.

O fabricante parece ter ouvido o clamor dos aventureiros que buscam uma moto capaz de incursões por estradas de terra e que ofereça boa autonomia, robustez e conforto. Afinal, quando se parte para uma longa aventura é necessário confiar no equipamento. E confiabilidade não falta para esta nova versão. Lançado em 2013, o modelo usa motor de dois cilindros, 471 cc com a potência máxima de 50,4 cv (a 8.500 giros) e torque de 4,55 kgf.m (a 6.500 giros). Veja o que mudou na versão 2020 que viemos conhecer nas montanhas da Mantiqueira (SP).

Roda maior
O principal item é a roda dianteira que passa a ser equipada com aro de 19 polegadas e pneu com a medida 110/80 – contra a roda 17 e pneus 120/70. A medida 19 polegadas significa maior diâmetro que permite superar buracos ou valetas com mais segurança. Outro ganho é a enorme gama de pneus oferecidos por diversos fabricantes. Ou seja, se quiser instalar um pneu on-off para enfrentar trechos mais “cascudos” não é mais necessários apelar para adaptações curiosas e caras.

Por conta do novo tamanho da roda dianteira, curso de suspensão e vão livre do solo o banco ficou mais alto passando de 812 mm para 835 mm. O fabricante alterou a espessura da camada de espuma e o tornou mais estreito nas laterais. “Com isso o piloto de menor estatura ainda consegue apoiar os pés com facilidade”, informou Alfredo Guedes Jr., engenheiro da Honda, durante a apresentação do novo modelo.

Embreagem deslizante
Outro fator importante para o uso em estradas de terra é o curso de suspensão e a distância livre do solo, nos dois itens houve melhoras na versão atual. Na dianteira, por exemplo, o curso passou de 140 mm para 150 mm enquanto a traseira passou de 118 mm para 135 mm. Com essas mudanças a distância livre do solo também aumentou de 170 mm para 193 mm.

O câmbio de seis marchas agora usa embreagem deslizante assistida, que permite engates mais fáceis e evita trepidações da roda em reduções de marchas mais bruscas, como acontecia na “antiga” CB 500X. O acionamento do manete de embreagem ficou mais macio, evitando o cansaço principalmente no “anda e para” do trânsito travado.

Em longas viagens outro item que pode ser a diferença entre o cansaço e o conforto é a proteção aerodinâmica. A nova CB 500 ganhou um parabrisa mais largo e 11 centímetros alto que pode ter sua posição alterada mudando a fixação na base. Já o novo painel (estilo blackout) permite visualizar autonomia, consumo e também a distância a ser percorrida com a gasolina disponível no tanque (com capacidade para 17,1 litros). Outra informação legal é a marcha engatada e o shift-light, que orienta para a troca de marchas de acordo com a rotação do motor.

Preço e garantia
É inegável que a nova CB 500X está com a cara mais aventureira, isso graças ao parabrisa mais alto e as linhas angulosas. Com as mudanças o modelo ganhou 2 kg, passando de 181 para 183 kg (a seco). O preço da nova versão da CB 500X é de R$ 28.900 (sem frete) com garantia de 3 anos e o serviço Honda Assistence uma assistência 24 horas, válida para todo o Brasil e países do Mercosul.

Agora se você não tem esta grana toda, mas ficou apaixonado pela moto, então faça uma compra programada via consórcio. No caso da CB 500X, com plano de 72 meses, a parcela sai por R$ 523,96 (total do bem: R$ 30.735). A previsão é de sete contemplações/mês.
Texto Cicero Lima – Canal Trajetos & Destinos
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