Compacto e versátil, o tradicional Piaggio Ape ganha versão elétrica pelas maõs da 2W Motors

Maurício e Raul Fernandes apostam na mobilidade elétrica dos triciclos

Com foco na sustentabilidade e mobilidade urbana, o Grupo 2W Motors passa a atuar no segmento de três rodas como representante exclusiva da italiana Piaggio no Brasil e seus triciclos a gasolina. Paralelamente, a empresa lança os triciclos elétricos, modificados aqui no país. São quatro modelos que serão vendidos, por enquanto, sob encomenda: Ape Cargo, Ape Passenger, E-Cargo e E-Passenger. A versão com motorização elétrica está sendo fabricada em Santa Catarina, em parceria com a WEG, uma das maiores fabricantes de equipamentos elétricos do mundo. Além de carga e de pessoas, os veículos podem ser boa uma tendência de vitrine para produtos e serviços como, por exemplo, street foods, mototáxi. Compacto e ágil, o Piaggio Ape foi lançado em 1948 na Itália, durante o Pós Guerra. O modelo expandiu fronteiras e com o passar do tempo conquistou status charmoso de totem da cultura italiana e internacional.

De fácil dirigibilidade (em vez de volante, guidão, por isso exige carteira de habilitação “A”, para motos), baixo custo de aquisição e manutenção, além de uma boa capacidade de carga (até 557 kg), o 2W Motors Ape combina desempenho e design retrô. Os modelos podem ser adquiridos entre R$ 35mil e R$ 40 mil. A empresa oferece, ainda, triciclos para locação para eventos. “Tantos os modelos a gasolina como os elétricos são uma ótima opção para empresas que desejam ter uma frota própria para otimizar os serviços de delivery, por exemplo. Transporta até meia tonelada, capacidade impossível para uma moto”, explica Raul Fernandes Jr, sócio-diretor do grupo, que trabalha com as marcas de motos Husqvarna e Royal Enfield e das bicicletas Fantic e KTM Bikes.

Ape E-Cargo: Autonomia de 90km com bateria de íon de lítio

Atualmente a frota de veículos elétricos (automóveis e comerciais leves) no Brasil ultrapassou 77 mil unidades, com uma alta de 77% em 2021, em relação ao ano anterior, tendência essa que o Grupo 2W Motors já estava acompanhando para desenvolver esse novo projeto. Assim, a aposta foi certeira nos triciclos com zero emissão de carbono. “Optamos por baterias de íon lítio que dão autonomia até 90 km e recarregam em movimento ao frear. Para uso urbano 30% do que se gasta é regenerado durante as frenagens e o veículo pode ser carregado em tomada comum em até 4h30, conforme voltagem”, finaliza Maurício Fernandes, também sócio-diretor do grupo.

Ape Cargo: Compacto, ágil e capacidade para 557 kg / Fotos Renato Durães / Divulgação

Ficha técnica
APE CARGO

Motor: 305cm³ -14HP a 4100rpm
Capacidade de carga: 557 kg
Autonomia: 285 Km
Tanque: 9,5 litros

APE PASSENGER
Motor: 230 cm³ -12HP a 4500rpm
Capacidade de carga 300kg
nº de passageiros (1+3)
Autonomia: 285 km
Tanque: 9,5 litros

APE E-CARGO
Motor Elétrico: WEG -24Kw – 32CV
Capacidade de carga 520kg
Bateria de Íon de lítio
Autonomia: 90 km
Tempo de recarga: 4h30 em tomada comum (Varia conforme voltagem e tipo de bateria)

APE E-PASSENGER
Motor: 15Kw -20CV
Capacidade de carga: 300kg
nº de passageiros (1+3)
Bateria de Lítio
Autonomia: 95 km
Tempo de recarga: 4h30 em tomada comum (Varia conforme voltagem e tipo de bateria)
Direção Leve

Informações, acesse www.piaggiobrasil.com.br