Equipe Força & Ação e Mobil dão dicas de manutenção preventiva para motocicletas

Conhecer e respeitar a legislação de trânsito, ter bom senso na pilotagem e ficar ligado com a revisão preventiva são essenciais para os motociclistas que desejam pilotar com segurança. Além disso, postura defensiva, usar todos os equipamentos de proteção e ter cuidado com o meio ambiente também são responsabilidade dos pilotos (e garupas) para evitar transtornos ou acidentes. Pensando nisso, a Mobil convidou Fábio Rolim, o popular Dentinho, líder da equipe Força & Ação, para dar algumas dicas garantem mais segurança e tranquilidade aos usuários de motos. Confira!

Corrente de transmissão: Mantenha a corrente regulada, de acordo com a especificação da sua moto. Caso a corrente esteja muito folgada, troque a relação (coroa, corrente e pinhão). Lubrifique a corrente sempre depois da chuva ou a cada 1.000 Km.
Freios: Verifique o desgaste das pastilhas, lonas e o nível do fluído dos freios. Certifique-se que não há vazamentos nas mangueiras do conjunto.

Lâmpadas: Verifique diariamente o bom funcionamento dos faróis, piscas e lanternas.
Embreagem: Verifique se há possíveis marcas ou desgastes no cabo de embreagem.

Óleo do motor: Verifique o nível do óleo e complete se necessário. Troque-o dentro dos intervalos sugeridos pelo fabricante.
Pneus: Não trafegue com pneus carecas. Verifique a calibragem semanalmente dos pneus. Não utilize pneus remold, são proibidos por lei.

Além de todas essas dicas, Dentinho destaca ainda que alguns cuidados simples podem trazer grandes benefícios ao meio ambiente. O óleo usado, por exemplo, deve ser descartado nos postos de troca. Óleos e fluídos nunca devem ser jogados em esgoto comum. Pneus, fios, cabos, peças plásticas e metálicas usadas devem ser descartadas corretamente. Além disso, as baterias substituídas devem ser encaminhadas para destinação adequada.