Em parceria com o Detran-SP, Honda dá início ao treinamento de “Pilotagem Segura” para 400 motofretistas

No Maio Amarelo, mês em que se intensifica a conscientização para um trânsito mais seguro, a Honda reafirma seu compromisso de disseminar conceitos de segurança no trânsito e cidadania e dará início ao treinamento ‘Pilotagem Segura’ para motofretistas, em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP). A iniciativa resulta de um compromisso firmado entre a marca e órgão público, em dezembro, e prevê o aprimoramento das técnicas de pilotagem para 400 profissionais que utilizam o veículo para o trabalho diário. Os dez primeiros profissionais que participaram do treinamento ganharam um capacete de presente. No final do processo de capacitação, a marca irá sortear uma motocicleta entre os que concluíram a formação. Na visão da Honda e do Detran-SP, qualificar é salvar vidas no trânsito!

A primeira turma de “motocas” que participaram do curso ministrado no CETH, em Indaiatuba (SP) / Fotos Divulgação

Os participantes foram selecionados por meio do Programa Motofretista Seguro, iniciativa do Governo de São Paulo e do Detran-SP que oferece formação para criar uma rede de proteção da categoria e contribuir com a segurança de quem exerce essa atividade. O treinamento acontecerá às terças-feiras no Centro Educacional de Trânsito Honda, em Indaiatuba (SP), e será ministrado pela equipe de instrutores da marca para turmas de 10 participantes.

O curso é uma iniciativa importante para contribuir com um trânsito mais seguro para todos por meio da capacitação dos motofretistas. No treinamento, eles terão acesso a informações técnicas e comportamentais de pilotagem, para que possam desfrutar de todo o potencial dinâmico e tecnológico das motocicletas, com segurança e habilidade. Do total de profissionais inscritos, metade receberá a formação ao longo do ano de 2022, e os demais, em 2023.

Marcelo Langrafe, Diretor Comercial da Moto Honda; Neto Mascellani, Presidente do Detran-SP e Marcos Bento, Diretor de Comunicação e Jurídico da Honda

“A Honda tem dois focos que guiam os esforços da marca para a segurança no trânsito: promover ações de educação e conscientização para os condutores e implementar tecnologias avançadas em seus veículos. Por meio dessa ação, em parceria com o Detran SP, podemos contribuir para uma mobilidade mais segura para uma categoria profissional que é imprescindível à sociedade. A motocicleta está integrada à nossa vida de modo completo e exerce função positiva que, certamente, merece ser valorizada”, afirma Marcos Bento, diretor Jurídico e de Comunicação da Honda.

“No contexto da pandemia, onde se verificou inclusive um aumento de acidentes envolvendo motoentregadores, acendeu uma luz amarela no departamento de trânsito: precisamos fazer alguma coisa específica para essa categoria, lembrou o diretor-presidente do Detran-SP, Neto Mascellani. A entrega do Motofretista Seguro não é individual, é coletiva, depende de muitos parceiros. Contamos com o apoio dos sindicatos, associações e de empresas do porte da Honda para construir uma ampla rede de proteção para esses profissionais, que em sua grande maioria possui a motocicleta como principal fonte de renda. Acho que hoje a gente coroa esse movimento, com esse treinamento aqui na Honda, em um local adequado, com instrutores extremamente qualificados. Desse forma contaremos com uma ampla rede de proteção para esses profissionais, que em sua grande maioria possui a motocicleta como principal fonte de renda”, explica o presidente do Detran-SP.