EXCLUSIVO: Salão de Motos de Milão – Novidades Triumph e Royal Enfield

O EICMA 2021 – a maior feira de motos do mundo – aconteceu em Milão (ITA) entre 25 e 28 de novembro. Atendendo a um convite da ITA – Italian Trade Agency (www.ice-sanpaolo.com.br), órgão do Governo italiano com a missão de promover o intercâmbio comercial e tecnológico entre a Itália e os demais países, nós, do MinutoMotor, participamos, mais uma vez do Salão de Motos de Milão, que marca a retomada do setor de duas rodas em âmbito mundial. A Itália não poupou esforços para realizar o EICMA. Isso em função de sua capacidade de atrair marcas, apresentar novas possibilidades em termos de uso, tecnologia e design. Além disso, o evento também é um grande balcão de negócios, concretizados através de encontros bilaterais (b2b), das empresas italianas com empresários de várias partes do mundo, inclusive do Brasil. O governo, por meio da ITA- Agency e a indústria, capitaneada pela Cofindustria e Ancma, além da própria organização do EICMA, ofereceram as melhores oportunidades para expositores e para os visitantes. Dessa forma, a Itália e o Salão de Motos de Milão reabrem o futuro para novos produtos, suas tendências e oportunidades de negócios. Confira abaixo os principais lançamentos da Triumph e da Royal Enfield.

Tiger Speed Triple 1200 RR

TRIUMPH – No belo estande da marca inglesa três modelos chamavam muita a atenção dos visitantes: a Speed Triple 1200 RR, com carenagem retrô, a Tiger Sport 660 e o protótipo da Tiger 1200, que passa pelos últimos acertos. De estilo e comportamento esportivo, a Speed Triple 1200 RR promete aliar design arrebatador e alta performance. Falando em desempenho, a super naked inglesa está equipada com um motor de três cilindros, 1160cc, que desenvolve 180 cv de potência e oferece mais de 12 quilos de torque. Para o piloto usufruir de toda esta cavalaria, a marca equipou a RR com quickshift bidirecional e um completo pacote eletrônico: modos de pilotagem, controle de tração, suspensão semiativa, ABS em curva, entre outros. O painel TFT colorido oferece múltiplas funções e ajustes feitos diretamente na tela.

Triumph Tiger Sport 660

A Tiger Sport 660, que apresenta o mesmo motor de três cilindros de 81 cv da Trident 660, que já está no Brasil; é uma moto para quem quer conforto e simplicidade na tocada. Concorrente direta da Honda CB 500X, o modelo inglês oferece dois modos de condução – Rain e Road -, controle de tração, acelerador ‘ride by wire’, além do sistema de freios ABS. A Tiger 660 conta com uma bela proteção na dianteira formada pela carenagem e grande parabrisa, com regulagem de altura. O tanque de combustível tem capacidade para 17 litros, que confere boa autonomia. No EICMA, a Triumph apresentou uma versão com inúmeros acessórios, entre eles malas rígidas laterais. Com certeza, a Tiger Sport 660 está entre nós já no início de 2022.

Triumph Tiger 1200 em testes finais

Já a nova bigtrail de Hinckley chegará completamente renovada. De cara ela se apresenta mais magra, como se fosse a Tiger 900, só que com motor de 1200cc. Em termos de design, a moto traz carenagem com desenhos mais agressivos e corpo mais compacto, que será um belo aliado na pilotagem off-road. A marca inglesa promete ainda uma moto com motor de três cilindros acima de 130 cv de potência máxima e muita eletrônica embarcada. O lançamento oficial acontece em 7 de dezembro. Ou seja, a nova Tiger 1200 deverá chegar por aqui no primeiro trimestre de 2022.

Royal Enfield Classic 350

ROYAL ENFIELD – Recentemente, a marca anglo-indiana lançou no mercado mundial a Meteor 350. Totalmente nova, o modelo de entrada da marca é sucesso de vendas em vários mercados, inclusive no Brasil. Em seu estande no EICMA, a Royal Enfield apresentou a Classic 350, que utiliza a mesma base mecânica e ciclística da sua irmã Meteor, porém mantém todas suas características clássicas de desenho. A nova Classic 350 deve chegar ao Brasil no primeiro semestre de 2022.

Royal Enfield Continental GT 120 Anos


Outra novidade vinda da Índia sãos as versões das Twins 650 com uma roupagem comemorativa aos 120 anos da Royal Enfield. Vestidas de preto, a Interceptor e a Continental GT ganharam inscrições em dourado na tampa/carenagem lateral, lateral e parte superior do tanque de combustível. Serão fabricadas apenas 60 unidades de cada versão.

Royal Enfield SG650 Concept

Em Milão, a Royal apresentou ainda a SG650 Concept que, pelo que tudo indica, servirá de base para a nova Super Meteor 650. O conceito-chave de transição é transmitido por toda a motocicleta; desde a escolha dos acabamentos estéticos, aos materiais utilizados. Do conjunto ótico em alumínio polido fluindo para o gráfico digital futurista no tanque. Muitas das peças fabricadas exclusivamente para esta motocicleta como, por exemplo, o tanque de combustível em CNC a partir de um bloco sólido de alumínio, assim como os aros das rodas com ABS integrado. Em uma viagem entre tempo e espaço. O resultado agradou!

O jornalista Aldo Tizzani, editor do MinutoMotor, viajou para Itália à convite do ITA – Agência para a Internacionalização das Empresas Italianas, com sede em São Paulo (SP)(www.ice-sanpaolo.com.br)