A primeira geração do SYNC, central multimídia da Ford, está completando 10 anos. Para comemorar a evolução da tecnologia, a montadora apresenta o SYNC 3, versão que traz uma série de avanços e novos recursos de conectividade. Com tela capacitiva e sistema aprimorado de reconhecimento de voz, a terceira geração do sistema é considerado um dos mais avançados e intuitivos da indústria. Além de trazer comandos de voz para celular, áudio e navegação, é compatível com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto permite acesso a aplicativos de smartphones, cuja lista vem sendo continuamente ampliada.
Para desenvolver sua primeira central multimídia, a Ford buscou a parceria de uma empresa líder de tecnologia, a Microsoft, prevendo que com a rápida difusão dos celulares e dispositivos móveis seria apenas uma questão de tempo para a integração desses aparelhos aos automóveis.
A primeira geração do SYNC foi apresentada em janeiro de 2007, durante o Salão Internacional de Detroit. O anúncio foi feito por Bill Gates, fundador da Microsoft, e executivos da Ford num evento transmitido via satélite. O sistema baseado no software Microsoft Auto foi desenvolvido para revolucionar a forma como as pessoas se conectavam em seus veículos.
Usando comandos de voz e controles do rádio e do volante, com capacidade para operar com a maioria dos celulares e tocadores de mídia digital, sua principal vantagem era – e continua sendo – deixar as mãos livres para o motorista dirigir com segurança.
O sistema foi oferecido inicialmente apenas em alguns modelos da Ford, Mercury e Lincoln, antes de ser difundido em toda a linha. Em 2015, quando a terceira geração foi lançada, o SYNC já era usado em 12 milhões de veículos no mundo.
No Brasil, o SYNC chegou com o Ford Edge 2009, lançado no final de 2008. Hoje o sistema é oferecido em toda a linha de automóveis, picapes e utilitários esportivos da Ford, conforme a versão, incluindo Ka, New Fiesta, Focus, Fusion, EcoSport, Edge e Ranger.
Entre outras funções, o SYNC é o único do mercado nacional a contar com a Assistência de Emergência, que liga automaticamente para o serviço de atendimento de urgência (SAMU), por meio de um celular pareado, em caso de acidente com acionamento dos airbags ou corte da bomba de combustível.
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