Vídeo: MinutoMotor Saúde foca na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata

Parceiro de conteúdo do R7, portal notícias do Grupo Record, o MinutoMotor apresenta o segundo vídeo da série MinutoMotor Saúde – gravado com uma GoPro Hero 10. A campanha nacional do “Novembro Azul” tem como objetivo a conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. No segundo episódio, o médico oncologista Daniel Morel fala sobre a doença, que o tipo de câncer mais comum entre os homens e foi a causa de morte em 18.345 homens em 2020, de acordo com a Organização Mundial de Saúde.

Reprodução: saopaulo.sp.gov.br/novembro-azul

Mas o que é a próstata? É uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma. Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são: dor óssea; dores ao urinar; vontade de urinar com frequência; presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Reprodução: INCA

Segundo o médico, os principais fatores de risco são histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio; raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer; e obesidade. A detecção precoce da doença pode ser feita com exames de rotina como a dosagem de PSA e o exame de toque anual, sendo que um exame complementa o outro, explica o Dr. Daniel Morel.

O jornalista Aldo Tizzani e o médico oncologista Daniel Morel: prevenir é o melhor remédio

Doenças de pele será o tema do próximo vídeo do MinutoMotor Saúde. Em um papo descontraído, o jornalista Aldo Tizzani – editor do MinutoMotor – e médico Dan Morel abordarão os cuidados como, por exemplo, uso de filtro solar, maguitos e boné. Assista, comente, apoie e compartilhe esta ideia. Como diria a sua avó: “Prevenir é o melhor remédio!”.