Com motor de 483 cavalos, o Ford Mustang Mach 1 “rouba a cena” por onde passa

Apresentado no Brasil em abril e com as primeiras entregas feitas em junho, o atual Mustang Mach 1 é produzido nos Estados Unidos em edição limitada – porém, sem quantidade especificada. Seu preço base é de R$ 523.950 – contudo, nos Estados de São Paulo, Paraíba e Amazonas, a carga tributária diferenciada do ICMS pode elevar o valor. O carro chama a atenção pelo histórico, design arrojado, motor Coyote V8 5.0, de 483 cv de potência e transmissão automática de 10 velocidades; além do pacote eletrônico. Destaque para os sete modos de direção no Mach 1 – “Normal”, “Esportivo”, “Esportivo+”, “Pista”, “Drag”, “Neve/Molhado” e “My Mode” –, que variam os parâmetros de velocidade da troca de marchas, da resposta do acelerador, da atuação dos freios ABS, do controle de estabilidade, do ajuste da direção, da suspensão adaptativa e até do som do escapamento. Lançado em 1964, o carro da Ford logo se tornou um símbolo de esportividade, originando até um gênero de veículos – os chamados “pony cars”, cupês esportivos de quatro lugares com capô longo e traseira curta. Em sua sexta geração e quase seis décadas após o lançamento, não para de atrair os olhares por onde passa.

Comandando uma astronave – Quando a chave é acionada para abrir a porta do Mach 1, uma luz sai da parte inferior das carenagens dos retrovisores externos e projeta o ícone do cavalo no chão. A cabine em estilo cockpit tem influência aeronáutica – os comandos na direção e as teclas no painel de instrumentos digital, o câmbio e o console central são claramente inspirados nos aviões. A iluminação ambiente pode ser personalizada em sete cores. Os bancos frontais, com revestimento em couro perfurado, que otimiza o sistema de aquecimento e resfriamento, têm recortes horizontais e detalhe de cor contrastante no encosto. Os dois lugares traseiro têm acesso um tanto complexo e não são recomendáveis a maiores de dezoito anos – algo compreensível em um esportivo sem pretensão familiar. Detalhes de metal polido e escurecido reforçam a esportividade. A placa afixada no painel com o número de identificação do chassi atesta a exclusividade – o modelo testado era o M0036.

A central multimídia Sync 3 vem com navegação e comando de voz, além de oferecer conexão com Apple CarPlay ou Android Auto. São tantas possibilidades que a navegação às vezes é complexa. O sistema de áudio premium da Bang & Olufsen tem mil Watts de potência, doze alto-falantes e esbanja categoria. O novo Mach 1 vem equipado com o FordPass Connect, que dá acesso às informações e aos comandos do veículo pelo celular. O sistema permite travar e abrir as portas com apenas um toque, de maneira remota, ou ingressar no veículo sem a chave. É possível até dar partida remota e ligar o ar-condicionado para deixar o carro na temperatura ideal.

Em todos os sentidos – Dirigir o Mustang Mach 1 é uma experiência singular e requer que o motorista se acostume à ideia de ser observado o tempo todo. Em qualquer lugar que apareça, o carro se torna instantaneamente o centro das atenções. Sua presença gera reações contrastantes – uma quantidade farta de sorrisos largos de admiração quase infantis é entremeada com alguns olhares oblíquos, nos quais a inveja beira o estado sólido. Em tempos nos quais os motores turbinados ou elétricos ganham espaço, o Mustang Mach 1 é um dos derradeiros esportivos a manter um motor V8 aspirado – algo que afeta não apenas o desempenho, mas também o comportamento acústico. No caso, um rumor gutural que causa taquicardia nos fãs dos motores V8. O escapamento oferece quatro níveis sonoros. Enquanto o modo “Silencioso” pode ser ajustado para não incomodar os vizinhos pela manhã, nos modos “Normal”, “Esportivo” e “Pista”, o som fica gradativamente mais encorpado e enfurecido.

Experiências sensoriais podem ser interessantes, mas um automóvel como o Mustang Mach 1 é desenvolvido para ser acelerado com força. Não existem lugares em vias públicas no Brasil que permitam “soltar a cavalaria” de um veículo como esse em segurança – para quem quiser (e souber fazê-lo), é prudente procurar um autódromo, com generosas áreas de escape e sem outros veículos pelo caminho. Ao ser pressionado até o fundo, o pedal do acelerador gera um impulso instantâneo e impressionante, que afunda as costas dos ocupantes na macia espuma dos bancos. O modelo acelera de forma progressiva, com o câmbio de 10 marchas fazendo as trocas de forma eficiente e sem vacilações – é possível fazer as mudanças manualmente na manopla do câmbio ou nas “borboletas” no volante. Nos modos “Esportivo”, “Esportivo+” e “Pista”, as marchas são esticadas para otimizar a entrega de potência e torque.

Se nas retas, o modelo da Ford acelera de forma brutal e devora quilômetros como se fossem metros, nos trechos mais sinuosos, o comportamento também impressiona. O conjunto suspensivo bem equacionado dá a sensação de que o veículo anda sobre trilhos. Rígida e de curso curto, como se espera de um esportivo, a suspensão entrega alguns solavancos quando encara pavimentos maltratados. Na melhor tradição dos “muscle cars”, o Mach 1 até pode ser usado cotidianamente por pessoas que não se preocupam demasiadamente com conforto. Quanto ao consumo, quem compra um carro com motor V8 aspirado de 483 cavalos não deve se preocupar com “detalhes” tão mundanos. Durante o teste, que alternou trechos urbanos e estradas, a média de consumo ficou pouco acima de 6 km/l.

Texto: Luiz Humberto Monteiro Pereira / AutoMotrix
Fotos: Luiza Kreitlon / AutoMotrix

Ficha TécnicaFord Mustang Mach 1

Motor: 5,0 litros, V8, gasolina premium
Potência: 483 cavalos a 7 mil rpm
Torque: 56,6 kgfm a 4.900 rpm
Transmissão: automática com 10 velocidades com acionamento manual por meio de “paddles shifts” no volante
Tração: traseira
Carroceria: cupê esportivo de quatro lugares
Dimensões: 4,79 metros de comprimento, 1,91 metro de largura, 1,38 metro de altura e 2,72 metros de entre-eixos
Peso: 1.754 kg
Porta-malas: 383 litros
Tanque: 60 litros
Suspensão: independente com MacPherson na dianteira e independente com molas helicoidais na traseira
Freios: discos com ABS na dianteira e na traseira
Pneus: dianteiros P255/40R19 e traseiros P275/40R19
Fabricação: Flat Rock, Michigan, Estados Unidos
Preço base: R$ 523.950 – nos Estados de São Paulo, Paraíba e Amazonas, a carga tributária diferenciada do ICMS pode elevar o valor