Linha CB 500 2023 da Honda apresenta melhorias nas suspensões, freios e iluminação

Lançada em 2013, a linha Honda CB 500 ocupa posição de destaque no cenário motociclístico nacional, isso em função de sua versatilidade, boa relação peso-potência e custo-benefício. O destaque nesta nova geração é a adoção da suspensão dianteira invertida e par de discos tipo Wave de 296 mm de diâmetro. Outra novidade da versão 2023 é a redução de peso nas rodas e novos cálipers de freio. Já a balança de suspensão traseira também redesenhada e que conta com novo ajuste do conjunto mola-amortecedor e diferente distribuição do peso – otimizada – entre roda dianteira e traseira. O motor de dois cilindros permanece sem alterações: 50,2 cv de potência e 4,54 kgf.m de torque, ambas com embreagem deslizante e assistida . Resumindo: uma CB 500 agora com a ciclística da linha CB 650. Dessa forma, os preços sugeridos também foram realinhados: R$ 39.100 (CB 500F) e de R$ 41.600 (CB 500X), ambos base Brasília/DF. A motos chegam na rede Honda na segunda quinzena de maio.

Em termos de segurança, a iluminação full-LED teve o bloco ótico de ambas CB 500 mais potente, que visam uma melhor distribuição do facho de luz baixo e alto, e a alteração veio acompanhada de novos piscas dianteiros. Já o posicionamento do painel Blackout – mostrador LCD igual ao utilizado na linha 650, com indicador de marchas e shift-light–, o assento baixo, a apenas 789 mm do solo, as novas pedaleiras de alumínio e o guidão cônico resultam em uma postura do piloto que favorece a pilotagem agressiva.

O chassi de tubos de aço de 35 mm permanece inalterado tanto na CB 500F como na CB 500X, porém receberam uma inédita suspensão dianteira invertida com tubos de 41 mm de diâmetro, da Showa, e com a tecnologia SFF-BP – Separated Function Fork Big Piston, a mesma usada nas Honda CB 650R e CBR 650R, com novas configurações. A fixação desta nova suspensão à coluna de direção das crossover e naked exigiu novo par de mesas, exclusivas para cada um dos modelos. A tecnologia SFF-BP tem a vantagem – como o próprio nome indica – de separar as funções em cada um dos lados da suspensão dianteira. Que se traduziu em melhor absorção de impactos e melhor controle na pilotagem.

Já na suspensão traseira, o conjunto único de mola-amortecedor continua com cinco níveis de regulagem na carga da mola, mas seu ajuste foi modificado para melhor se adequar à nova suspensão dianteira e balança de suspensão traseira redesenhada, que agora dispõe de travessa de reforço transversal. A nova balança está mais leve pela alteração no material com o qual é construída, chapa de aço de espessura de 2 mm (em vez de 2,3 mm). Apesar do menor peso (- 1.1 Kg), a balança de suspensão traseira está mais resistente à torção, mas com maior flexibilidade lateral o que permitiu melhora na maneabilidade e estabilidade.

Na CB 500F as novas rodas, agora mais leves, tem cinco raios em formato de “Y” e são calçadas com pneus 120/70-ZR17 na dianteira e 160/60-ZR17 na traseira. Na CB 500X apenas a roda dianteira, agora mais leve graças a adoção de raios mais estreitos, foi modificada para poder receber o par de discos de freio de 296 mm de diâmetro, que substituíram o disco único de 310 mm. Importante ressaltar que o pequeno aumento de peso resultante da troca do disco simples pelo par de discos foi plenamente compensado pela redução de pressão exigida na alavanca do freio, assim como a roda dianteira de menor peso reduziu a massa não suspensa, beneficiando a maneabilidade. Em relação aos pneus da crossover permaneceram os de uso misto, sem alterações nas medidas, 110/80-R19 na dianteira e 160/60-R17 atrás. A “F” conta com pedaleira em alumínio. A versão perdeu 2 Kg em relação ao modelo anterior. Já a “X” conta com para-brisa com duas alturas de regulagem. A crossover ganhou 1 Kg em relação ao modelo 2022.

Fotos Divulgação

Com capacidade de 17,1 litros de combustível e autonomia de cerca de 450 km, a linha 500 da Honda tem garantia de três anos, sem limite de quilometragem, e chegam às concessionárias de todo o Brasil a partir de maio de 2022. O preço sugerido para a CB 500F é de R$ 39.100. Para a CB 500X o valor é de R$ 41.600, ambos base Brasília/DF. E as cores disponíveis são: Vermelho, Prata Metálico e Cinza Fosco (CB 500F) e Vermelho, Prata Metálico e Verde Fosco (CB 500X). A Honda oferecerá alguns acessórios para as motos: bolsa sobre o assento (para as versões F e X); cavalete central, protetores de manopla e carenagem e tomada 12 Volts para a CB 500X.