Honda antecipa o lançamento da inédita aventureira NT 1100

Apesar de compartilhar boa parte de sua mecânica com a bigtrail CRF 1100L Africa Twin, a inédita aventureira da Honda, batizada de NT 1100, é um modelo realmente novo e não apenas uma adaptação de uma moto já existente. Sua geometria privilegia o conforto, seja no deslocamento urbano ou em longas viagens. Isso em função de suas compactas dimensões e seu peso em ordem de marcha: 238 / 248 kg (conforme a versão). Preço inicial é de 14 mil Euros (equivalente a R$ 91 mil, na conversão direta), o que a princípio inviabilizaria, por conta do câmbio e impostos, a chegada do modelo no Brasil.

Com a saída do mercado da VFR 1200F e, posteriormente, da CTX, a Honda tinha apenas a GL 1800 Gold Wing como opção de modelo Touring em seu line-up. Agora com a chegada da NT 1100, a montadora nipônica retorna com maestria no segmento das Sport-Touring. A moto compartilha com a Africa Twin um propulsor leve, potente e moderno (que atende com folga as mais restritivas regras de emissão de ruídos e poluentes).

Falando nisso, o novo modelo recebeu modificações no motor para se adequar a utilização estradeira e urbana, como mudanças no gerenciamento eletrônico e na configuração do comando de válvulas. Seu bicilíndrico em linha, de 1.984cc, entrega 101 cv de potência máxima (7.500 rpm) e torque de 10,2 Kgf.m (6.250 giros), que lhe confere força bruta em baixas e médias rotações. Será vendida em duas versões de transmissão: convencional de seis marchas ou o automatizado DCT.

Na parte ciclística temos suspensões com 150 mm de curso em ambas as rodas, que são de liga leve e nas medidas: 120/70-17 na dianteira e, na traseira, 180/55-17. Nos freios, a moto conta com dois discos na dianteira de 310 mm e disco único na traseira, com 256 mm. Ambas com sistema ABS. Na parte eletrônica, a moto oferece controle de tração ajustável em três níveis e ajuste de configurações como entrega de potência e freio motor.

O painel de instrumentos da NT 1100 é digital e sensível ao toque. Tem tela TFT de 5 polegadas, o mesmo da Africa Twin e também vem equipada com Apple CarPlay, Android Auto e conectividade via Bluetooth. Como itens de conforto, altura do parabrisa ajustável, manoplas aquecidas, controle de velocidade de cruzeiro e malas laterais rígidas completam o pacote.

Texto Márcio Chizzolini, especial para o MinutoMotor